SpaceX: assista ao vivo a decolagem da nova tripulação da ISS
Na madrugada desta sexta-feira (25), a SpaceX lançará ao espaço os novos tripulantes da ISS (Estação Espacial Internacional). A transmissão da decolagem poderá ser acompanhado ao vivo na internet.
O lançamento da Crew-7 está previsto para ocorrer às 4h49 (horário de Brasília), por meio de um foguete Falcon 9. Ele deixará a plataforma do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nos Estados Unidos.
Para acompanhar o lançamento, o público pode assistir diretamente no canal da NASA, no YouTube. A agência espacial pretende iniciar uma cobertura especial a partir da 0h45 de sexta, incluindo imagens em 4K. Veja abaixo:
Além do YouTube, também é possível acompanhar o lançamento no aplicativo, site e redes sociais da NASA.
A própria SpaceX também transmitirá o lançamento, com as imagens sendo exibidas cerca de uma hora antes da decolagem.
Entretanto, caso ocorra algum imprevisto técnico ou meteorológico, a SpaceX pretende fazer uma nova tentativa de lançamento na madrugada do próximo sábado (26), às 4h27 (horário de Brasília).
Como será a missão
Estarão na missão a astronauta da NASA Jasmin Moghbeli, o astronauta da ESA (Agência Espacial Europeia) Andreas Mogensen, bem como os especialistas Satoshi Furukawa (do Japão) e Konstantin Borisov (da Rússia). Eles devem permanecer cerca de seis meses em órbita.
Eles viajarão a bordo da espaçonave Endurance. Contudo, os tripulantes vão precisar de bastante paciência, já que viagem vai ser longa. A previsão de chegada na ISS é por volta das 3h00 do dia seguinte.
A SpaceX já usou a mesma nave nas missões Crew-3 e Crew-5. A Crew-7 é a sétima missão lançada pela SpaceX com destino à Estação Espacial Internacional. Além disso, este é o 11º voo orbital tripulado já lançado pela empresa de Elon Musk.
Contrato bilionário
No fim de 2022, a NASA anunciou que fechou um novo acordo com a SpaceX, no valor de US$ 1,4 bilhão, para que a empresa continue a levar astronautas para a ISS. De acordo com o site SpaceNews, o acordo total da agência norte-americana com a empresa já soma US$ 4,93 bilhões.