A Astrolab, uma startup fundada por um ex-funcionário da NASA, fechou parceria com a SpaceX, de Elon Musk, para enviar um rover à superfície da Lua. O veículo denominado FLEX (sigla em inglês para rover Flexível de Logística e Exploração) pesa o dobro do Perseverance e pode carregar duas pessoas em seu interior.
O rover promete ser o maior já lançado ao satélite. Sua massa é equivalente a duas toneladas, sendo capaz de viajar a uma velocidade máxima de 24 quilômetros por hora. A equipe espera que o rover, equipado com um braço robótico, ajude astronautas a construírem uma base na Lua e também sirva de transporte.
A SpaceX deve enviar o FLEX à Lua em uma de suas missões marcadas para 2026. Ele cumpre todos os requisitos impostos pela NASA para o programa Artemis, embora a própria agência espacial não esteja financiando sua construção.
Por outro lado, a Astrolab acredita que, se tudo correr como o esperado, o rover poderá ser usado também em . Agora, testes tripulados e automatizados do veículo estão em andamento.
De toda forma, a SpaceX deve usar inicialmente o rover a seu favor, já que a empresa também pretende estabelecer presença no satélite.
Humanos na Lua
Os humanos devem retornar a Lua em 2024, com a missão Artemis 2. Na data, os astronautas apenas orbitarão o satélite, sem descer dos veículos espaciais. A NASA anunciou o time que fará parte da missão nesta segunda-feira (3). Confira aqui.
Em 2025, no entanto, o jogo deve mudar. Com a missão Artemis 3, a agência espacial americana pretende pousar humanos na Lua novamente, algo que não ocorre desde as missões Apollo, na década de 1970.