A missão Juno, da NASA, registrou imagens de um lago de lava na lua Io, de Júpiter. A agência espacial compartilhou na última semana imagens que mostram uma montanha e um lago de lava quase tão liso quanto vidro.
Io, uma das quatro maiores luas de Júpiter, é conhecida por sua atividade vulcânica intensa, a maior do Sistema Solar.
Veja as imagens divulgadas pela NASA da lua Io
Durante dois sobrevoos recentes, em dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, a Juno aproximou-se a cerca de 1.500 quilômetros da superfície de Io, capturando as primeiras imagens detalhadas das latitudes norte da lua.
As imagens revelaram o , um lago de lava com 200 quilômetros de comprimento, repleto de ilhas em seu interior.
Este lago é uma depressão cheia de magma, cercada por lava derretida, e reflete a luz de maneira que sugere uma superfície tão lisa quanto o vidro obsidiano formado por processos vulcânicos na Terra.
Além disso, os dados coletados pela Juno e pelo Radiômetro de Micro-ondas (MWR) da espaçonave mostram que Io possui uma superfície relativamente lisa. Isso em comparação com as outras luas de Júpiter e que seus polos são mais frios do que as latitudes médias.
Juno busca desvendar os mistérios da lua de Júpiter
Durante a missão estendida da Juno, a espaçonave tem voado mais perto do polo norte de Júpiter a cada passagem. Essa mudança de orientação permite que o instrumento MWR melhore sua resolução dos ciclones polares de Júpiter.
A Juno, projetada para desvendar os mistérios de Júpiter, chegou ao gigante gasoso em 2016 e continua surpreendendo. A missão, estendida em 2021, já presenteou a Terra com fotos de Ganímedes, Europa e, claro, Io – a estrela do gigante gasoso.
A missão da NASA busca estudar a Io em uma tentativa de decifrar os segredos dos vulcões da lua. Alguns desses vulcões lançam lava a dezenas de milhas no espaço, tornando-os visíveis até mesmo para terráqueos com poderosos telescópios.