Sonda da Coreia envia fotos da Lua e da Terra em preto e branco; veja
A sonda lunar Danuri, lançada pela Coreia do Sul no ano passado, fotos da superfície lunar. A informação foi confirmada pelo Korea Aerospace Research Institute (KARI) nesta terça-feira (3).
As imagens em preto e branco foram feitas entre os dias 24 de dezembro de 2022 e 1º de janeiro de 2023. O objetivo dos cientistas é utilizar as fotos para selecionar locais em potencial que poderiam ser usados para um futuro pouso no satélite.
O orbitador Danuri foi lançado em um foguete SpaceX em agosto de 2022 e entrou na órbita lunar no último mês. Ele circula a Lua a cada duas horas e tira suas fotos a menos de 120 quilômetros de distância da superfície. A sonda de US$ 180 milhões (aproximadamente R$ 980 milhões) tornou a Coreia do Sul o sétimo país do mundo a explorar a Lua, sendo o quarto na Ásia.
No próximo mês, Danuri deve dar início a sua missão científica. Além de mapear e analisar o terreno lunar, o orbitador deve ainda realizar a medição da força magnética e dos raios gama no satélite.
A sonda conta com seis instrumentos científicos, sendo cinco deles produzidos no próprio país e um, chamado ShadowCam, fornecido pela NASA. Danuri também tem como objetivo testar a “internet espacial”, transmitindo fotos e vídeos para a Terra.
Tais detalhes devem ajudar as autoridades coreanas em seus planos ambiciosos de pousar espaçonaves na Lua até 2032 e em Marte até 2045. Dessa forma, teremos mais uma nação na nova corrida espacial.