Sonda chinesa Chang’e-5 retorna à Terra com amostras da Lua
Após abrir a cápsula, separar e armazenar os materiais, os cientistas darão início a estudos sobre a composição das amostras.
Apenas duas semanas depois de pousar na Lua, a espaçonave chinesa Chang’e-5 já está de volta à Terra com amostras do nosso satélite natural. A missão é a primeira em mais de quatro décadas a trazer componentes do solo lunar para serem estudados aqui.
O pouso aconteceu nesta quinta-feira (17) na província da Mongólia Interior, na região norte da China. A cápsula agora será enviada a Beijing, onde a Agência Espacial Nacional da China (CNSA) irá transferi-la para o Laboratório de Amostra Lunar no Observatório Astronômico Nacional (NAO) da Academia Chinesa de Ciências. O local foi construído especificamente para o armazenamento, processamento e análise desses materiais.As amostras coletadas são provenientes de uma região inexplorada da Lua chamada Oceanus Procellarum, ou “Oceano das Tempestades”. Os cientistas acreditam que as pedras nessa área podem indicar a presença de vulcões no passado, o que ajudaria a entender melhor a evolução do nosso satélite natural.
O primeiro passo após abrir a cápsula será separar e armazenar os materiais. A partir daí, os cientistas darão início aos estudos sobre a composição mineral e química das amostras. Parte desse material também será disponibilizada a pesquisadores de outros países, e outra parte ainda será destinada à exibição ao público.
⚡️ “Welcome home! A look back to China’s Chang’e-5 moon journey”De acordo com a , o presidente Xi Jinping escreveu uma carta parabenizando os envolvidos na missão. Ele se referiu à Chang’e-5 como o projeto espacial mais complicado da China, afirmando que o sucesso da missão é um grande marco na indústria espacial do país. Ainda segundo ele, os estudos contribuirão para aprofundar o conhecimento sobre a origem da Lua e a história da evolução do sistema solar.— CGTN (@CGTNOfficial)
Após Estados Unidos e a antiga União Soviética, a China é o terceiro país a conseguir trazer amostras da Lua à Terra. A última vez que uma sonda retornou com material do solo lunar foi em 1976, quando a União Soviética lançou a missão Luna 24.
[, ]