A Samsung deve assumir a fabricação dos processadores Snapdragon 8 Gen 2 que vão equipar seus smartphones tops de linha.
As unidades, anunciadas em novembro pela fabricante de chips Qualcomm, já estão em alguns dos smartphones lançados no último trimestre deste ano, como os celulares Xiaomi 13 e 13 Pro e o Motorola X40.
Segundo o site , a Samsung deve ser responsável por uma versão modificada do Snapdragon 8 Gen 2, que estará disponível exclusivamente nos smartphones Galaxy.
O diferencial é que a versão da sul-coreana deve levar um “overclock”, que promete aumentar o desempenho do processador nos celulares da empresa.
Para fins de comparação, enquanto o componente fabricado pela TSMC terá clock de 3.2 GHz, a versão da Samsung terá 3.32 GHz. Essa diferença tende a elevar o desempenho da linha Galaxy ante outros smartphones premium do mercado.
Possível demora
Além da série de atrasos causados pelo adiamento do início da produção de chips em 2022, há rumores de que a Qualcomm pode transferir toda a fabricação da nova geração de SoCs (Sistema-em-um-Chip, na sigla em inglês) do Snapdragon 8 Gen 3 para a Samsung.
Isso acontece porque o processo de 3nm, que seria implantado neste ano, teve de ser adiado para 2023. A situação pode gerar alguns atrasos na produção dos chips, o que obriga a empresa a se movimentar para não ter impactos negativos.