Cultura
Sheldon da vida real: garoto de 11 anos é aprovado em universidade
Garoto do Amazonas conseguiu entrar no ensino superior, assim como o personagem da série "Young Sheldon"; reveja no vídeo
Imagem: Warner/Reprodução
Quem já assistiu as séries “The Big Bang Theory” e “Young Sheldon” vai reconhecer uma grande semelhança com o garoto amazonense Luan Gama. Assim como o personagem Sheldon Cooper, o brasileiro também foi aprovado em uma universidade aos 11 anos.
O jovem Luan ficou conhecido após participar do quadro “Pequenos Gênios”, do programa Domingão do Huck, na TV Globo. Agora, será um dos alunos do curso de Matemática da UEA (Universidade do Estado do Amazonas). Isso porque ele obteve na justiça o direito de cursar a universidade, que reconheceu sua condição de superioridade intelectual.A decisão judicial permite que estudantes do ensino fundamental ou médio, que demonstrem habilidades excepcionais, possam avançar para séries ou até mesmo fases do ensino nacional.
Pequeno gênio
O “Sheldon” da vida real acertou metade das questões da prova do vestibular da UEA, mas seu desempenho na redação foi decisivo para a aprovação. Ao , a mãe do garoto, Lara Gama, afirmou que o interesse de Luan pela vida acadêmica surgiu após ele ler sobre um adolescente de 14 anos aprovado em um vestibular.
Além disso, ele também decidiu prestar o vestibular inicialmente como um teste de suas habilidades. Contudo, acabou entrando na universidade, igualando o feito de Sheldon na ficção. Luan obteve 41,6 pontos na primeira fase e 50,72 na segunda, alcançando a 13ª posição na classificação final dos aprovados com uma nota de 46,19.Atualmente, Luan se prepara para exames de aceleração da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM) para obter os diplomas de ensino básico e médio, permitindo sua matrícula na UEA.
Em julho de 2023, ele ganhou 232 mil seguidores em suas redes sociais após participar do programa da TV Globo. Luan começou a ler aos 3 anos e é fera em matemática, raciocínio lógico, português e geografia. Reveja a participação do garoto no “Pequenos Gênios”: