São Paulo ativa 10 tendas de calor emergenciais: como vão funcionar?
Com a previsão de temperaturas próximas de 40ºC para os próximos dias, a Prefeitura de São Paulo ativou um plano de contingência para proteger a população mais vulnerável do calor intenso: tendas de calor.
A iniciativa, que recebeu o nome de “Operação Altas Temperaturas”, envolve a instalação de tendas de refrigeração em pontos estratégicos da cidade (veja endereços abaixo).
As tendas são parte de um esforço para prevenir problemas de saúde relacionados ao calor, como insolação e desidratação. Elas serão equipadas com água, frutas e bonés gratuitos.
Além disso, conta com um espaço pet para os animais de estimação dos visitantes. Uma ambulância também estará disponível para atendimento a casos de exposição ao calor. As tendas funcionarão das 10h às 16h e estarão abertas a qualquer pessoa que necessite de um local fresco para descansar e se hidratar.Endereço das tendas de calor
- Região Central – Praça da República e Praça Marechal Deodoro;
- Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
- Região Norte – Santana (Praça Heróis da FEB) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);
- Região Leste – Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego). E Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);
- Região Oeste – Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).
Previsão do tempo
Neste post do Giz Brasil, separamos os melhores apps grátis para previsão do tempo.
El Niño e La Niña
Anteriormente, depois de impactar o clima a nível mundial durante o segundo semestre de 2023 e o início de 2024, parece que a manifestação do El Niño está chegando ao fim.De acordo com Nota Técnica elaborada pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), há 90% de probabilidade da La Niña substituir o fenômeno a partir de julho — também no Brasil.
Por fim, a boa notícia é que, enquanto o El Niño ocorre quando há o aquecimento das águas do Pacífico, La Niña se refere ao resfriamento da porção equatorial central deste oceano. Assim como seu parente próximo, o fenômeno impacta o clima global.