Samsung vai levar novos recursos de IA para mais smartphones
Na semana passada, a Samsung apresentou os três novos smartphones da linha Galaxy S24 e, embora eles não tenham grandes atualizações visuais ou nos componentes de hardware, o que chamou mesmo a atenção do público foi a adição de uma série de recursos de inteligência artificial.
Durante o Unpacked, a empresa confirmou que mais dispositivos da marca também estavam aptos para receber as funcionalidades de IA anunciadas na ocasião e agora revelou ao portal quais serão os que receberão as novidades.
De acordo com o comunicado da gigante sul-coreana, Galaxy S23, Galaxy S23 FE, Galaxy Z Fold 5, Galaxy Z Flip 5, e os tablets da linha Galaxy Tab S9, lançados no ano passado, também receberão as novas funções. Ao menos neste primeiro momento, aparelhos intermediários das linhas “A” e “M” não receberão as funções.
Novos recursos de inteligência artificial
A Samsung anunciou uma parceria com o Google que permite que os novos recursos da empresa sejam alimentados pelo modelo Gemini, o mais poderoso já lançado pela gigante da tecnologia. Ele é o responsável pelas capacidades do Bard AI, o chatbot de inteligência artificial da empresa.
A parceira tornou o Galaxy o “multisearch + Gen AI”, que oferece aos usuários respostas de IA generativa para consultas que combinam imagens e textos no buscador do Google.
Além disso, os usuários dos aparelhos terão novas ferramentas para edição de fotos, sendo capazes de remover reflexos indesejados, sombras e até objetos, com um recurso que era exclusivo dos smartphones Pixel, desenvolvidas pelo próprio Google. Após algum elemento ser removido de uma imagem, o espaço vazio é preenchido com ajuda de inteligência artificial generativa.
Os smartphones da marca também ganharam um recurso de tradução simultânea de áudio, mensagens de texto e até ligações, isso tudo nativamente em apps pré-instalados na One UI.
O Samsung Notes foi outro aplicativo que recebeu novas funções graças à IA. O aplicativo é capaz de organizar textos e anotações “bagunçadas” de forma que fiquem mais fáceis de entender e com um visual “compartilhável” com terceiros.