Samsung recomenda marteladas para formatar SSD; entenda
Veja o motivo de Samsung sugerir marteladas para apagar os dados de um SSD com defeito
A Samsung recomendou um método nada ortodoxo para “formatar” um SSD que precisava de manutenção. A empresa sul-coreana sugeriu marteladas para apagar os dados do objeto antes do envio para a assistência técnica.
Um alemão, que não foi identificado, possuía um Samsung 980 Pro de 2 TB que começou a apresentar erros constantemente, o que o obrigou a acionar o suporte autorizado da empresa sul-coreana.
Para entender melhor o motivo dessa sugestão inusitada é preciso saber que formatar a unidade de armazenamento para enviá-la à manutenção é uma recomendação padrão para evitar que dados e informações sensíveis sejam acessados por terceiros.
Com dificuldades para formatar o aparelho da maneira tradicional, o homem entrou em contato com a Samsung em busca de recomendações de como realizar o processo de deletar todos os dados do aparelho.
O técnico da empresa sugeriu golpes de martelo e até mesmo a utilização de uma furadeira para destruir os chips de memória flash NAND, responsáveis pelo armazenamento de informações. Um chip flash NAND é semelhante a um chip de memória RAM, mas a grande diferença é que ele é capaz de armazenar informações mesmo quando não há energia elétrica.
Além de destruir o SSD com defeito, a Samsung recomendou que o usuário enviasse fotos e vídeos do estado do equipamento após as marteladas para fazer a substituição do SSD.
Confira mais notícias:
Telefone dobrável quebra fácil? Veja como a Samsung melhorou seu flip
5 coisas do iPhone 14 que já estão no Galaxy Fold 4 da Samsung