Mandou seu celular pro conserto, mas teme que seus dados fiquem vulneráveis? A Samsung quer acabar com isso. Segundo (em coreano), a big tech lançou o recurso “modo reparo” na quinta-feira (28). Por enquanto, a novidade vale apenas para a Coreia do Sul.
Quando ativado, ele bloqueia todos os dados, mas não o telefone por completo. Isso que permite o conserto, mas impede uma possível invasão nas informações do proprietário.
No modo reparo, os técnicos ainda podem vasculhar o dispositivo e testar todas as funções. Os aplicativos com senhas e dados, porém, ficarão “em branco”. Quando o smartphone volta, é possível autenticá-lo novamente e obter as informações de volta. O primeiro dispositivo a receber o recurso foi o Galaxy S21.
Até agora, o modo reparo só está disponível na Coreia do Sul. Em nota, a Samsung afirmou que prevê lançamento para outros países no futuro.
Atenção à segurança
O combate ao roubo de informações entrou no radar de atenção da fabricante coreana. No ano passado, a empresa lançou o Samsung Knox Vault, tecnologia para proteger dados e bloquear ataques ao guardar informações pessoais criptografadas em seu próprio espaço de armazenamento.
A preocupação aumentou depois do vazamento de números de telefone supostamente invadidos pelo spyware Pegasus. A plataforma de espionagem da israelense NSO Group teria roubadado informações de jornalistas, líderes políticos e ativistas de direitos humanos.
Originalmente, o spyware era vendido exclusivamente para órgãos governamentais para mapear esquemas criminosos e terroristas. Além da Samsung, a Apple também fez uma série de ajustes em seu sistema para evitar o roubo de informações.