Samba ou Amendoim: Butantan faz enquete para novo macaco do Macacário
O mais novo filhote do Macacário do Instituto Butantan, em São Paulo, vai ganhar um nome – e você pode ajudar a escolhê-lo! O órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde anunciou, no último feriado, a chegada do novo membro, pedindo para que as pessoas votem entre as opções “Samba” e “Amendoim”.
“Tem criança novinha no Macacário do Butantan. Ele tem oito meses e acaba de entrar em convívio com os demais depois do período de adaptação. É agitado esse menino! Já tá fazendo os cuidadores correrem horrores!”, diz um trecho da postagem. Assista ao vídeo abaixo:
Macacário é a única colônia aberta de Rhesus no país
O novo macaquinho se junta aos outros na área expositiva do Macacário, do Parque da Ciência. Aliás, esta é a única colônia de macacos Rhesus no Brasil aberta à visitação do público.
Originários da Ásia, a primeira geração da espécie do Butantan chegou em 1929, para contribuir com as pesquisas desenvolvidas na época, como a vacina contra a febre amarela, por exemplo. Atualmente, todos os macacos rhesus do Butantan já nasceram no instituto.
Em 2019, o Macacário passou por uma ampliação, chegando a 236 m². O espaço ganhou um lago artificial, vegetação, rochas e balanços, que simulam o habitat natural dos animais, contribuindo para o seu enriquecimento ambiental.