Sabrina Carpenter ou Chappell Roan: quem é a herdeira de Taylor Swift?
Taylor Swift não é novidade na indústria da música. Porém, em meio a títulos de “pessoa do ano” da Time e das 5 das mulheres mais poderosas da Forbes, pode-se dizer que ela atingiu o sucesso absoluto em 2023. Mas, além dela, novos nomes também têm ganhado espaço na música internacional.
Enquanto Olivia Rodrigo — fã declarada de Swift — segue para o pop rock — com influência de artistas como Lorde –, outras vocalistas femininas, como Sabrina Carpenter e Chappell Roan, começaram a bombar recentemente.
Sabrina Carpenter
Artista desde pequena, Sabrina Carpenter começou como muitas estrelas da música pop: atuando na Disney. Mas foi nos últimos meses que ela finalmente atingiu o verdadeiro sucesso como cantora com o hit “Espresso”, que chegou ao topo do Spotify global.
Apesar de muito diferentes, Sabrina abriu shows de Taylor Swift e liderou as paradas musicais com letras divertidas e provocativas como a de “Please Please Please”, seu primeiro single no topo da Billbard. Hoje, ela segue um estilo semelhante ao de Miley Cyrus, estrela cujo concurso de talentos ela participou na infância, como destacou o The Sun.
Chappell Roan
Logo após Taylor Swift, entre os destaques do momento na Billboard está a “supernova” da música pop Chappell Roan, como descreveu a Rolling Stone. Após anos de tentativa, Kayleigh Rose Amstutz (seu nome verdadeiro) teve um sucesso meteórico nos EUA em 2022 — e parte disso se deve ao TikTok.
Agora, ela está ficando cada vez mais conhecida pelo mundo. Se até abril deste ano Chappell Roan estava abrindo shows para Olivia Rodrigo, nos últimos meses, ela esteve em vários festivais e viu seu show no Coachella este ano virar assunto entre milhões de pessoas nas redes sociais. De acordo com a organização do Lollapalooza, quase 80 mil pessoas se aglomeraram para assistir à cantora no evento em Chicago, em agosto. Foi assim que ela bombou com seu novo single queer “Good Luck, Babe!”. Outro de seus sucessos, “Hot to Go”, também se tornou um hino esportivo ao viralizar na internet.Considerada por alguns uma drag queen, Chappell Roan se inspira nos anos 1980 e faz parte de uma geração de novos astros LGBT+, como Reneé Rapp e Victoria Monet. Ela, que se denomina “a artista favorita do seu artista favorito”, já recebeu apoio de Charli XCX, Billie Eilish e até de Elton John. Sobretudo após se manifestar na rede social contra o assédio descontrolado dos fãs. Em 2014, ela também já tinha despertado a atenção do cantor pop Troye Sivan nas redes sociais.
Além de um crescimento de quase 100 mil seguidores por dia em junho, as métricas de suas músicas acompanham a evolução. Mês passado, “The Rise and Fall of a Midwest Princess” alcançou a segunda posição nas paradas, atrás apenas de “The Tortured Poets Department”, de Taylor Swift. Nesta quarta-feira (11), ela se apresenta no VMA 2024.
Ouça “Good Luck, Babe”, de Chappell Roan, abaixo: