Rússia planeja bloquear VPNs como próximo passo no fechamento da Internet
A Rússia está cada vez mais perto de implementar o mesmo tipo de regulamentação da internet que existe sob o . No início deste ano, os provedores de internet começaram a preparar testes para descobrir se a Rússia pode construir uma internet desconectada do resto do mundo. Agora, a Rússia planeja bloquear os principais serviços de VPN (rede privada virtual) que permitem que os usuários acessem sites proibidos.
Em março, a agência de regulamentação de telecomunicações da Rússia, Roscomnadzor, provedores de para vincular seus servidores ao sistema de TI administrado pelo governo, que é usado para impedir que pessoas no país acessem sites proibidos.O Roskomnadzor escreveu aos dez provedores – ExpressVPN, HideMyAss!, Hola VPN, IPVanish, Kaspersky Secure Connection, KeepSolid, NordVPN, OpenVPN, TorGuard e VyprVPN – e disse que as operações tinham 30 dias para responder, de acordo com um relatório da Reuters na época.
“Nos casos de não cumprimento das obrigações estipuladas pela lei, a Roskomnadzor pode decidir restringir o acesso a um serviço VPN”, disse Roskomnadzor em um comunicado, segundo a .
desde que o aviso foi divulgado, a que não iria cumprir porque o ato seria uma violação dos termos de atendimento ao cliente. , , e também rejeitaram os esforços de censura.