Rússia anuncia sua retirada da Estação Espacial Internacional
O diretor-geral da agência espacial Roscosmos, Dmitry Rogozin, anunciou que a Rússia vai se retirar do programa da Estação Espacial Internacional (ISS). Isso significa que os russos devem abandonar o programa antes mesmo da aposentadoria do laboratório orbital, previsto pela NASA para ocorrer em 2031.
De acordo com o Bloomberg, o anúncio foi feito no último sábado (30), em entrevista para uma TV estatal russa. Ainda não há uma data oficial para esta saída, mas Rogozin afirmou que .
Vem aí a Estação Espacial da Rússia
Vale lembrar que os russos estão desenvolvendo a sua própria estação espacial, a ROSS (sigla para “Estação de Serviço Orbital Russa”). A expectativa é que o primeiro módulo seja lançado em 2025. Com o lançamento da ROSS, é natural que os russos deixem a ISS em algum momento no futuro. Porém, essa saída antecipada é motivada pelo isolamento e sanções que a Rússia vem sofrendo por conta da guerra na Ucrânia.Segundo apontou o site Space, Rogozin critica as sanções e diz que elas podem minar a colaboração entre os países. Apesar dessas ameaças e das tensões políticas, as operações na ISS continuam normais, sem quaisquer riscos imediatos para as pesquisas científicas ou para os astronautas a bordo.