Rover da NASA atropela pedra em Marte e interior da rocha surpreende
A NASA informou que o rover passou sobre uma rocha em Marte, abrindo acidentalmente o interior da pedra, revelando uma descoberta surpreendente
Há mais de uma década, o rover Curiosity, da NASA, explora as rochas da enorme montanha Monte Sharp (Aeolis Mons), situada acima de uma antiga cratera de Marte. Durante esse período, o Curiosity fez várias descobertas, mas a mais recente é, de fato, “curiosa”.
Na quinta-feira (18), a NASA que o rover passou sobre uma rocha em Marte, abrindo acidentalmente o interior da pedra, trazendo uma descoberta surpreendente.O “acidente” aconteceu em maio, quando o rover atropelou a pedra enquanto explorava um campo rochoso. A pedra rachou e revelou cristais amarelos brilhantes, que são enxofre puro, segundo cientistas da NASA. Confira o vídeo:
Descoberta pode entregar pistas sobre vida em Marte
O enxofre puro é um elemento que pode fornecer pistas sobre o período em que havia água em grande quantidade no planeta. Embora o rover Curiosity já tivesse encontrado minerais compostos por enxofre em Marte, essa é a primeira descoberta de rochas feitas de puro enxofre.Além disso, a NASA afirma que pode haver em Marte muitas pedras com essa composição, mas os cientistas não sabem como ocorreu a formação desses elementos. “Encontrar um campo de pedras formadas por enxofre puro é como encontrar um oásis no deserto”, disse Ashwin Vasavada, cientista do projeto Curiosity da NASA, destacando a descoberta única do rover.
Segundo Vasavada, essas pedras não eram para existir em Marte, portanto, agora os cientistas “precisam explicar o motivo”.
Enxofre puro é inodoro e insípido, ou seja, sem gosto e cheio. Ele surge naturalmente em regiões vulcânicas como resultado da oxidação do sulfeto de hidrogênio.
No entanto, a região que o rover Curiosity explora não apresenta sinais de atividades vulcânicas anteriores, conforme a NASA.
O enxofre puro também pode se formar através da oxidação de componentes do enxofre reduzidos pela atividade microbial. Desse modo, a descoberta de enxofre em Marte pode servir para encontrar vida microbial antiga no Planeta Vermelho.
A NASA informou que o rover Curiosity não conseguiu retirar uma amostra da pedra de enxofre por serem muito pequenas e quebradiças.