Rover Curiosity mostra Marte como você nunca viu (e ouviu); assista ao vídeo
Na última semana, o site de divulgação científica uniu imagens de Marte aos sons capturados no planeta para fazer um vídeo que oferece uma experiência completa de como é o topo do “Planalto Naukluft”, no Monte Sharp — dentro da Cratera Gale.
O panorama de 360 foi possível com fotografias da Mastcam, equipamento da missão do rover Curiosity, da NASA. Ele está em Marte desde 2012, de forma que já acumula mais de 1.302 dias marcianos. Assista ao vídeo abaixo.
Em geral, Marte tem uma atmosfera distinta da Terra. Por isso, há diferenças na velocidade, volume e qualidade do .
Assim, por lá o som leva mais tempo para chegar, é mais baixo devido à menor densidade atmosférica e tem uma qualidade diferente devido à absorção de frequências mais altas pelo dióxido de carbono.
Outras imagens disponibilizadas pela NASA também permitem ver como é um dia em Marte, do nascer ao pôr do Sol. Para assistir, basta clicar .
A missão do rover Curiosity
O rover Curiosity faz parte da missão Mars Science Laboratory, da NASA, a fim de explorar a Cratera Gale e, principalmente, buscar condições ambientais que podem ter possibilitado a vida no passado planeta.
Até hoje, depois de 11 anos de missão, o Curiosity já forneceu informações importantes sobre Marte. Por exemplo, o rover já detectou bioassinaturas no planeta, ou seja, moléculas necessárias para a manutenção de vida, como o carbono orgânico, o nitrogênio e o enxofre.
Também encontrou maneiras de evitar a radiação por meio de formações geológicas marcianas. Além disso, o rover Curiosity fotografou nuvens e outros objetos do vizinho da Terra.
Você pode acompanhar o Rover Curiosity por meio de um criado pela NASA. A ferramenta permite observar o trajeto feito pela missão – de onde já passou até o local em que está no momento.