Rosto do faraó Ramsés 2º é refeito por programa forense de reconstrução facial
Técnica permitiu reconstruiu o rosto do faraó egípcio Ramsés 2º na meia idade, no auge de seu poder. Confira o resultado
Um grupo de cientistas revelou a reconstrução digital detalhada do rosto do faraó Ramsés 2º. Ele governou o Egito Antigo por 66 anos, de 1279 a.C. a 1213 a.C.
Para recriar as feições do governante, os pesquisadores usaram exames de tomografia computadorizada que já haviam sido feitos na múmia do faraó. Uma das mais bem preservadas, a múmia de Ramsés 2º, foi descoberta em 1981, em Luxor, e está no Museu Nacional da Civilização Egípcia, no Cairo. Em seguida, eles recriaram um modelo 3D de sua cabeça.
Caroline Wilkinson, antropóloga forense e diretora do Face Lab da Liverpool John Moores University, no Reino Unido, disse ao site que fizeram um “processo de regressão de idade tridimensional para remover alguns sinais de envelhecimento, a fim de representá-lo na meia-idade, no auge de seu poder.”
Em sua versão adulta “mais velha”, Ramsés 2º apresenta rugas e menos cabelo. Acredita-se que ele morreu aos 90 anos. Na reconstrução do faraó, destacam-se as pontas de cabelo ruivas, traço respeitado no Antigo Egito. A cor foi baseada na evidência de estudos das mechas de Ramsés 2º e múmias semelhantes.
Historiadores acreditam que sua representação seja fiel às características de Ramsés 2º, apesar de não haver registros arqueológicos que comprovem isso. Agora, a equipe de pesquisa está usando técnicas semelhantes para recriar o rosto do rei Tutancâmon. Assista à representação do faraó Ramsés II: