Robôs japoneses já conseguem descascar bananas sem esmagar
O projeto foi liderado pelos pesquisadores Heecheol Kim, Yoshiyuki Ohmura e Yasuo Kuniyoshi, da Universidade de Tóquio. Eles desenvolveram um algoritmo em que o procedimento de descascar a banana é repetido por um humano centenas de vezes, até que o robô tenha dados suficientes para aprender e executar a tarefa. É o que cientistas chamam de deep learning.
O estudo –publicado no site — menciona que os dois braços robóticos demoram cerca de 100 segundos para descascar a banana. Nesse meio-tempo, o robô pega a fruta com uma das mãos, segura a ponta da banana com a outra, puxa delicadamente um lado da casca, vira a fruta e descasca o outro lado.
Ao todo, foram mais de 13 horas de treinamento para que os primeiros resultados surgissem. O procedimento pode ser visto no vídeo abaixo.Aplicações futuras para os robôs
De acordo com agência , o grau de sucesso no descascamento automatizado de banana é de apenas 57%. Porém, a tecnologia é promissora, permitindo que, no futuro, robôs possam realizar tarefas como mover peças ou entregar uma xícara de café.
A ideia é que esses tipos de robôs possam aprender outras tarefas simples e suprir a escassez de mão de obra no Japão, principalmente em restaurantes ou fábricas de alimentos, que são altamente dependente de humanos.