Robô dá opinião sobre o destino da humanidade: “um lugar bem melhor”
A Ameca, robô que é considerada a “mais avançada do mundo”, deu uma opinião surpreendentemente otimista sobre o destino que a humanidade terá daqui 100 anos. Estaremos em “um lugar bem melhor”, nas palavras da robô humanoide.
Apesar de assustar humanos com seus trejeitos ultrarrealistas, a Ameca contrariou os pensamentos distópicos do público (e até mesmo de parte das IAs), imaginando um futuro marcado pela harmonia entre robôs e humanos.
Por que Ameca é uma revolução
O robô possui características humanas e é uma representação de ponta da tecnologia humano-robótica. Movida por IA, ela pode responder perguntas, tornando-se uma demonstração fascinante da evolução tecnológica.
A empresa britânica Engineered Arts, que está por trás do robô, gosta de colocar as habilidades da Ameca à prova em vídeos compartilhados nas redes sociais. Em um desafio recente, quando ela desenhou um gato ‘de aparência fofa’. Nesse vídeo, a Ameca responde aos críticos com um tom sagaz e bem-humorado: “se você não gosta da minha arte, provavelmente você não entende de arte”.
Contudo, os comentários da Ameca nesse vídeo anterior levantaram questionamentos sobre avanços robóticos modernos e o destino da humanidade — o que fez a Engineered Arts publicar a opinião do robô.