Tecnologia
Robô da Boston Dynamics faz flexão melhor do que muito humano; assista
Além da flexão, empresa da Hyundai já havia demonstrado que o robô era capaz de agarrar e arremessar objetos
Imagem: Divulgação/Boston Dynamics
Aposentado e substituído por um novo modelo em abril deste ano, o robô Atlas, da Boston Dynamics, surpreendeu ao aparecer fazendo o exercício de flexão em um novo vídeo. Recentemente, em uma conferência recente, a empresa do grupo da Hyundai compartilhou no o vídeo de cerca de 20 segundos do momento.
A apresentação demonstra uma das habilidades do poderoso robô, cuja versão anterior já foi vista realizando diversas tarefas. No ano passado, por exemplo, um outro clipe mostrou cenas da criação agarrando e arremessando objetos.
Atualmente, o novo Atlas está em seus estágios iniciais de comercialização. Em abril, a Boston Dynamics anunciou a nova versão hidráulica de seu humanoide e informou que ele se tornou elétrico. Na época, a empresa divulgou um vídeo de 40 segundos em que ele aparecia exibindo alguns de seus feitos, incluindo girar a cabeça 180 graus.
Mudanças no novo Atlas
Com o novo design, o robô perdeu características como o torso pesado, as pernas arqueadas e a armadura de placas. Além disso, não há mais cabos expostos nele. Dessa forma, o design ganhou uma aparência mais suave do que o original, aproximando-se mais da estética do Digit da Agility e do Apollo da Apptronik. Também em abril, o CEO da Boston Dynamics, Robert Playter, disse que Atlas ainda poderia mudar seu nome de pesquisa quando fosse amplamente comercializado. “Podemos revisitar isso quando realmente estivermos prontos para construir e entregar em quantidade. Mas acho que, por enquanto, vale a pena manter a marca”, explicou.Ele também revelou que, de acordo com o cronograma da marca, o Atlas elétrico começaria seus testes piloto nas instalações da Hyundai no início de 2024. Então, ele seguiria para produção total nos próximos anos.
A demora é justificável: “Para fazer isso dar certo, você precisa ter muito mais do que apenas tecnologia bacana. Você realmente precisa entender esse caso de uso, precisa ter produtividade suficiente para fazer o investimento em um robô valer a pena”, completou.
Veja o robô Atlas fazendo flexão abaixo: