Ciência
Rinoceronte-negro raro nasce em zoológico na Inglaterra; veja o vídeo
Espécie é rara, uma vez que a caça ilegal do rinoceronte-negro fez o número de indivíduos cair perigosamente com o passar dos anos
Nesta semana, um raro momento encantou os visitantes do zoológico Chester, na Inglaterra. As equipes conseguiram filmar o nascimento de um rinoceronte-negro, espécie classificada como criticamente em perigo.
O novo membro do zoológico é um macho e pesa cerca de 50 quilos. A espécie é rara pois a caça ilegal e venda dos seus chifres fez o número de indivíduos cair perigosamente com o passar dos anos. Estima-se que há menos de 600 rinocerontes-negros orientais na África.
“Estávamos aguardando ansiosamente esse nascimento há 15 longos meses e, como é bastante incomum um rinoceronte dar à luz durante o dia, realmente não esperávamos que isso acontecesse bem na nossa frente enquanto estávamos passando o dia”, Emma Evison, gerente da equipe que cuida dos rinocerontes.
“Ser testemunha do filhote entrando com segurança no mundo, diante dos nossos próprios olhos, foi simplesmente o privilégio mais incrível”, completou.
Veja o momento do nascimento do rinoceronte-negro
O novo rinoceronte ainda não recebeu nome, mas sua mãe se chama Zuri. A equipe do zoológico garantiu que o filhote é saudável, tem se alimentado bem e é “muito curioso e cheio de energia”.
O rinoceronte-negro é uma espécie nativa do leste, sul e centro da África, incluindo os países Quênia, Tanzânia, Camarões, África do Sul, Namíbia, Zimbábue e Angola. Embora referido como “negro”, sua cor varia do marrom ao cinza.
A espécie é classificada como criticamente em perigo, mas três subespécies já foram declaradas extintas, como declarado pela União Internacional para a Conservação da Natureza, em 2011.