[Review] iPhone 6s: um smartphone melhorado e com 3D Touch
O iPhone 6s é um bom smartphone e, como é de se imaginar, o melhor iPhone já feito. Um de seus destaques é o 3D Touch, um recurso bacana que torna o aparelho mais útil. Mas sem mudanças no visual e leves ajustes no hardware, esse recurso sozinho é o suficiente?
Design
Obviamente, o design é idêntico ao do iPhone 6. Tem os mesmos cantos arredondados e os mesmos botões — tudo na mesma posição. Eu até peguei o meu iPhone 6 velho e a nova versão do aparelho e os coloquei lado a lado. De fato, a única diferença notável entre a velha e a nova versão é que o iPhone 6s está um pouco mais pesado, provavelmente devido à nova tela 3D Touch e ao mecanismo de feedback tátil Taptic Engine. Não chega a incomodar, pois estamos falando de uma diferença de 15 gramas. Mas sim, o iPhone 6s é um pouco mais pesado.
Você não vai notar, mas há uma pequena diferença no corpo. Agora, ele é feito com a mesma liga metálica usada no Apple Watch Sport, o que, em tese, deixa o dispositivo mais resistente. Claro que isso não tem nenhuma relação com aqueles casos de iPhone 6 que ficaram curvados…
Nada disso é exatamente ruim – só não é empolgante. O design do iPhone 6 é discreto e bacana, algo que continua no 6s. Em um mundo com aparelhos Androids topo de linha que estão gritando por sua atenção com traseiras de couro ou duas telas, o iPhone continua a ser elegante sem chamar tanto a atenção.
Usando
Há um grande aspecto que mudou com o iPhone 6s: a forma como você navega pelo iOS. O 3D Touch, como a Apple chama a tela sensível à pressão e o software que possibilita a operação de comandos, faz a navegação pelo sistema se tornar muito melhor.
No entanto, você não deveria ignorar todas essas especificações internas. Com certeza, o iPhone 6s e o 6 são aparelhos rápidos agora. Porém, espere mais alguns anos e algumas atualizações de software, e você verá que este poder extra do 6s fará toda a diferença. A Apple tem trabalhado em dar mais longevidade aos aparelhos. Até o iPhone 4s pode receber o iOS 9. É claro, poder receber e funcionar sem lentidão são duas coisas completamente distintas.
Voltando às especificações: a bateria do iPhone 6s é, na verdade, menor que a de seu antecessor, porém o processador consome menos energia. O resultado é claro: você ainda terá uma bateria que dura um dia todo, mas não sonhe com viagens em que você não terá que deixar seu celular carregando durante a noite. O iPhone 6s se destaca no quesito bateria, sobretudo quando você não o está utilizando. Em algumas ocasiões, deixei o celular com 80% de carga a noite. Pela manhã, ele estava com 70% — mais que o suficiente para aguentar boa parte do dia. Essa melhoria no uso de bateria é um dos trunfos do iOS 9, que está disponível para vários iPhones.Câmera
Assim como antes, a câmera do iPhone faz algumas coisas realmente bem, como produzir cores naturais. Em relação ao modelo anterior, o iPhone 6s gera um pouco mais de contraste, e um pouco mais definição nos detalhes – graças ao sensor de 12 megapixels. Mas olhando de perto, , e realmente difícil de perceber. Quanto a renderizar detalhes finos, o iPhone 6s não se sai tão bem quanto a concorrência: o Galaxy S6, LG G4 e Moto X Style/Pure ficaram na frente em fotos com boa iluminação. Em se tratando de fotos com pouca iluminação, aí vai do gosto de cada um. Em comparação com dispositivos Android, o iPhone 6s não captura o máximo de detalhes, porém os faz parecer mais naturais, reproduzindo cores mais fielmente. Quando eu estava tirando fotos bêbado no bar, eu pensei que o desempenho em locais com pouco iluminação poderia ser melhor. No geral, eu notei poucas diferenças na qualidade de imagem em relação ao iPhone 6. No entanto, o 6s traz algumas coisas que não são diretamente relacionadas ao módulo da nova câmera. Inicialmente, achei que o recurso Live Photos — aquele que captura vídeos de três segundos junto com suas fotos — era uma firula. Porém, ele traz uma nova dimensão para reviver alguns momentos. Claro, isso é algo que já foi feito antes pela Nokia e HTC, mas a integração da Apple está ativada por padrão, e o fato de precisar só pressionar a tela um pouco mais forte faz toda a diferença. O legal do Live Photos é que, quando você está navegando pelas fotos tiradas enquanto estava bêbado no bar, ele ajuda a reavivar aquelas memórias. Essa é a diferença entre capturar uma foto e um momento. Também é importante notar que a base de usuários da Apple fará o recurso Live Photos mais conhecido que seus antecessores. O problema com essas “imagens que se movimentam” nos celulares é que não era fácil compartilhar esses momentos. No aparelho da Apple, você pode dividi-los com dispositivos iOS 9.Ainda mais importante é o fato de Apple abrir a API do Live Photo para desenvolvedores. Já pensou em Live Photos no Instagram? Recentemente, o Facebook anunciou que vai permitir imagens animadas em fotos do perfil. Nós poderíamos ver arquivos do Live Photos por lá também.
A câmera frontal do iPhone agora tem 5 megapixels, em vez de apenas 1MP, mas a qualidade da imagem ainda está longe do ideal. Há um flash frontal que faz a tela brilhar para lançar luz sobre seu rosto ao tirar selfies. Até funciona, mas apenas quando o seu rosto estiver relativamente perto. Se você usa óculos, prepare-se para algum reflexo obstruindo seus olhos. No que diz respeito a vídeo, o iPhone 6s pode agora filmar em 4K. Logicamente, esse não é o primeiro celular a fazer isso, mas da mesma forma que ocorre com o Live Photos, esta pode ser a chance de tornar esse tipo de vídeo popular.Uma vez que isso acontecer, e todo mundo tiver TVs 4K ou computadores com esse tipo de tela, você poderá apreciar vídeos surpreendentemente detalhados captados com o sensor do iPhone 6s. Por enquanto, isso é provavelmente desnecessário para a maioria das pessoas – sem contar o espaço de armazenamento que isso consome.
Gostamos
Quase tudo. O iPhone 6s não parece necessariamente um aparelho novo e isso não é algo negativo. O iPhone 6 é um baita smartphone, com excelentes recursos e muito bem equipado com a App Store.O iPhone 6s pega todas essas características positivas e ainda adiciona uma nova forma de interação, mais recursos que farão o smartphone durar mais e uma câmera que se aproxima dos principais competidores. Todas essas regalias adicionadas, como o recurso Hey Siri sempre ativado e muitas outras atualizações de software, pode fazer a experiência ainda melhor.