Resolução 8K, dezesseis vezes melhor que o Full-HD, será testada no Carnaval por Globo e NHK
O Carnaval carioca já foi usado diversas vezes para testar novas tecnologias de TV. Desde 2010, a Globo o transmite em HD 3D; ano passado, o evento foi gravado em resolução 4K; e este ano, é a vez de gravá-lo em resolução 8K – com dezesseis vezes a quantidade de pixels presente no Full-HD.
, também conhecida como Super Hi-Vision, usa imagens de 7680 x 4320 pixels (33,2 megapixels). A ideia é aumentar a imersão em telas grandes, e já existem protótipos de TV com essa resolução – que . Este é o futuro do futuro da sua TV – sim, pois ainda temos que passar pelo 4K.
A Globo fará testes da tecnologia 8K em parceria com a emissora japonesa NHK. Liliana Nakonechnyj, da TV Globo, que “nós daremos apoio e vamos aprendendo junto com eles”. Vale lembrar que o Carnaval não deve ser transmitido pela Globo em 8K – ele será gravado nessa resolução.
Quem tem mais a ganhar com o teste é a NHK: o Carnaval é uma ótima oportunidade de capturar imagens com muitas cores e detalhes, ideais para demonstrar novas tecnologias de imagem. Elas costumam ser usadas em feiras de tecnologia, como a CES e a National Association of Broadcasters (NAB), que ocorre em abril. E a NHK está bastante interessada no 8K: foram eles que pela primeira vez, e que propuseram o padrão eleito internacionalmente para TVs 8K. O Japão deve transmitir TV nessa resolução já a partir de 2016. (Enquanto isso, ainda estamos levando a resolução 720p para cidades do interior – por enquanto, o 8K está em um futuro distante para nós.)Como você deve ter notado, tudo isso é uma preparação para uma tecnologia que demorará anos até chegar à sua sala de estar. Por exemplo, TVs 4K já estão disponíveis no Brasil, mas – dá para comprar um carro com esse dinheiro. Até que elas fiquem mais acessíveis, e até que cheguem TVs 8K, e até que estas fiquem mais acessíveis, vai demorar um pouquinho. [ via ]