Às vezes chocantes, os filmes de guerra podem não ser para todos. Mas para os que aguentam assistir às cenas mais fortes, podem aprender e se emocionar com os retratos tristes e revoltantes dessas situações históricas da humanidade.
Se você é do tipo que gosta de um bom filme do gênero, o Giz Brasil listou 10 títulos que retratam os horrores e a estupidez de batalhas como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, bem como a Guerra do Vietnã. Confira:
Glória Feita de Sangue (1957)
Na Primeira Guerra Mundial, o General Comandante Broulard (Adolphe Menjou) ordena que o general Mireau (George Macready) ataque a trincheira alemã, oferecendo-lhe uma promoção. Embora a missão seja quase suicida, Mireau ordena que seu subordinado, o coronel Dax (Kirk Douglas), planeje o ataque. Quando o plano termina mal, Mireau exige a corte marcial de três soldados, aleatoriamente escolhidos para manter as aparências. Do diretor Stanley Kubrick. Disponível no Amazon Prime Video.
O Grande Ditador (1940)
Após anos recuperando-se em um hospital do exército após ter servido na guerra, um barbeiro judeu chega ao seu bairro e descobre o crescimento de poder do ditador fascista e antissemita Adenóide Hynkel (Charles Chaplin). Atordoado com as mudanças brutais, ele se junta a uma menina e a seus vizinhos para se rebelar. Com direção de Charles Chaplin.
Dr. Fantástico (1964)
Um general insano acredita que os comunistas planejam dominar o mundo e dá ordens para bombardear a Rússia, iniciando um processo de guerra nuclear. Enquanto isso, o presidente e os assessores do Pentágono tentam de tudo para impedi-lo. Do diretor Stanley Kubrick, com Peter Sellers e George C. Scott. Disponível para aluguel no YouTube.
Vá e Veja (1985)
Com a invasão de um vilarejo na Bielo-Rússia pelas forças alemãs, o jovem Florya (Aleksei Yevgenyevich Kravchenko) é enviado para a floresta junto aos combatentes da Resistência, contra a vontade de sua família. Lá ele conhece Glasha (Olga Mironova), uma garota que o acompanha de volta à sua aldeia. Em casa, Florya encontra sua família e outros camponeses massacrados. Assim, sua sobrevivência torna-se cada vez mais um pesadelo, batalhando entre o desespero e a esperança. Do diretor Elem Klimov.
O Túmulo dos Vagalumes (1988)
Os irmão Setsuko e Seita vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Em meio à morte da mãe em um bombardeio e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com parentes. Infelizes, eles deixam a cidade e vão parar em um abrigo na floresta. Animação do diretor Isao Takahata.
Apocalypse Now (1979)
Durante a Guerra do Vietnã, o capitão Willard tem a missão de localizar e matar um comandante das Forças Especiais que enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, comandando um exército. Sua viagem torna-se cada vez mais perigosa e alucinante à medida que ele adentra cada vez mais o coração das trevas. Do diretor Francis Ford Coppola, com Marlon Brando e Martin Sheen. Disponível para aluguel no YouTube.
A Vida é Bela (1997)
Na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué (Giorgio Cantarini) são levados para um campo de concentração nazista. Longe da mulher, ele usa a imaginação para fazer o filho acreditar que estão participando de uma brincadeira e protegê-lo do terror e da violência ao redor. Com direção de Roberto Benigni. Disponível para aluguel no YouTube.
O Resgate do Soldado Ryan (1998)
Desembarcando na Normandia no dia 6 de junho de 1944, o Capitão Miller (Tom Hanks) recebe a missão de comandar um grupo do Segundo Batalhão para resgatar o soldado James Ryan, (Matt Damon) cujos três irmãos mais velhos morreram em combate. Sob ordens do chefe George C. Marshall, eles procuram o soldado e tentam garantir seu retorno para casa, com vida. Do diretor Steven Spielberg. Disponível para aluguel no Amazon Prime Video.
Nada de Novo no Front (2022)
O adolescente Paul (Felix Kammerer) é convocado para a linha de frente da Primeira Guerra Mundial. Ele começa o serviço militar idealista e entusiasmado, mas não demora muito para ser confrontado pela dura realidade do combate. Do diretor Edward Berger. Disponível na Netflix.
Nascido para Matar (1987)
O soldado Davis, “Joker”, suporta os rigores do treinamento básico enquanto ajuda o ridicularizado colega Lawrence. Na preparação, o sargento Hartman emprega métodos abusivos para transformar seus recrutas em máquinas de guerra. Lawrence não aguenta a pressão, mas Joker se forma no Corpo de Fuzileiros Navais e vai para o Vietnã como jornalista, cobrindo e participando da sangrenta Batalha de Hué. Do diretor Stanley Kubrick, com R Lee Ermey, Matthew Modine e Vincent D’Onofrio. Disponível no HBO Max.