Reddit anuncia cobrança por treinamento de sistemas de IA
A empresa irá anunciar os preços de acesso à sua interface de programação de aplicativos (API), nas próximas semanas
Com cerca de 57 milhões de usuários, conversas do Reddit têm servido como ferramenta de aprendizagem gratuita para de empresas como a OpenAI (do chatbot ChatGPT). Mas, nesta terça-feira (18), o site declarou que quer receber dinheiro para alimentar os sistemas de inteligência artificial (IA).
Segundo informações da , o Reddit pretende cobrar das companhias o acesso à sua interface de programação de aplicativos, ou API. Nas próximas semanas, a empresa pretende anunciar os preços de acesso.
Em entrevista, o fundador e executivo-chefe da plataforma, Steve Huffman, disse que “o banco de dados do Reddit é realmente valioso. Mas não precisamos dar todo esse valor de graça para algumas das maiores empresas do mundo”, acrescentou.
O Reddit é uma das primeiras redes sociais a cobrar pelo uso de sua plataforma para desenvolver sistemas de IA. Em fevereiro, foi o Twitter que anunciou a cobrança de taxas pelo acesso à sua API. O banco de imagens Shutterstock também vendeu dados de imagens para a OpenAI para a criação do Dall-E, que gera imagens a partir de texto.
Além da OpenAI, outras grandes companhias, como o Google e a Microsoft, também utilizam dados do Reddit para construir seus modelos de linguagem (LLM). O Bard, chatbot do Google, é um desses exemplos.
A fim evitar a competição com ferramentas de bate-papo por IA, a API do Reddit será gratuita apenas para desenvolvedores que desejam criar aplicativos para o próprio site, como bots de verificação de regras de postagens nos comentários, por exemplo. Por fim, pesquisadores que quiserem estudar os dados do Reddit para fins acadêmicos ou não comerciais poderão manter o acesso gratuito.
Redes sociais e artistas X IA
Enquanto as redes sociais estão começando a se manifestar sobre seu uso pelas IAs, artistas já têm começado a debater o assunto há algum tempo. Em janeiro, norte-americanos processaram as empresas Stability AI, Midjourney e DeviantArt por violações da lei de direitos autorais dos EUA, direito de publicidade e concorrência ilegal.
O grupo queria impedir o suposto roubo de artes utilizadas para treinar geradores de arte de IA sem compensação ou consentimento. Os “modelos de difusão” criam imagens a partir de prompts de texto (descrições por escrito) com dados extraídos da internet, incluindo conteúdo protegido por direitos autorais.