Para fazer com que o Chromebook e o telefone Android funcionem mais próximos, abra as “Configurações” e clique em “Configurar” ao lado do telefone Android (ir em Dispositivos). Assim que a conexão for estabelecida (por meio de sua conta do Google), você pode sincronizar notificações e guias do Chrome entre os dois dispositivos, ativar o “tethering” instantâneo de seu telefone, usar seu telefone para desbloquear seu Chromebook e muito mais. Reunimos um guia completo .
12 recursos que você (possivelmente) não sabia que poderia usar no Chromebook
1. Registre a atividade da tela
Os recursos de captura de tela do Chrome OS foram significativamente aprimorados recentemente. Pressione Ctrl + Shift + (o quinto botão da esquerda na parte superior) ou clique em “Captura de tela” no menu de configurações rápidas para obter um novo painel pop-up. Isso permite alternar entre a captura de imagem e vídeo, optar por incluir o microfone nas gravações de vídeo, capturar parte ou a totalidade da tela ou capturar alguma atividade em uma janela específica.
2. Fixe os arquivos na estante
Precisa de acesso fácil a um arquivo ou grupo de arquivos específico no Chrome OS? Se você abrir o aplicativo Arquivos em seu Chromebook, clique com o botão direito em um arquivo ou pasta específica e escolha a opção “Fixar na estante“, que poderá ser acessado clicando no ícone à esquerda dos botões de configurações rápidas. Observe que alguns tipos de arquivo, incluindo capturas de tela e downloads, aparecem automaticamente nesta seção fixada para que você possa acessá-los mais rapidamente.
3. Alterar papéis de parede automaticamente
Certifique-se de estar ciente de todas as opções disponíveis para definir o papel de parede em seu Chromebook. Se você clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho e escolher a opção “Definir papel de parede“, poderá escolher entre uma ampla variedade de lindas imagens fornecidas pelo Google (ou selecionar sua própria imagem). Observe que algumas categorias à esquerda (incluindo paisagens e arte) revelam um botão de alternância de atualização diária quando selecionado, por isso, o deixe ativado para obter um novo fundo todos os dias.
4. Acesse o histórico da área de transferência
A área de transferência do computador tradicional sempre foi um pouco limitada, sendo capaz de conter apenas um item de cada vez. Isso está começando a mudar em várias plataformas, incluindo o Chrome OS. Se você clicar no atalho de teclado “Pesquisar + V” em vez do atalho mais tradicional Ctrl + V, verá os últimos cinco itens copiados ou cortados para a área de transferência. Clique em qualquer coisa na lista para colar ou use o ícone X para remover algo.
5. Abra desktops virtuais
O Chrome OS oferece suporte a desktops virtuais, de maneira semelhante ao Windows e ao macOS. O Google os chama de ““, e você pode encontrá-los pressionando a tecla “Mostrar janelas” (é a quinta a partir da esquerda na linha superior). Depois, selecione para qual espaço deseja alternar ou no botão + para adicionar um novo. Você pode ter até oito espaços de trabalho no total e, clicando com o botão direito do mouse nas barras de título das janelas, você pode acessar o atalho “Mover uma janela para um novo espaço de trabalho“, o que pode ser útil.
6. Ligue a luz noturna
O Chrome OS vem com um recurso integrado para deixar a tela adaptável a locais com pouco luminosidade e contribui na redução do cansaço visual tarde da noite. Para ligá-lo, clique no ícone “Tempo” (canto inferior direito) para abrir o painel configurações rápidas e escolha “Luz noturna“. Também está disponível no painel principal de configurações do Chrome OS (em Dispositivo). Aqui você também pode programar para a iluminação noturna ligar automaticamente, do pôr do sol ao nascer do sol ou em um momento de sua escolha.
7. Clique com o botão direito para obter respostas rápidas
A opção de clicar com o botão direito no Chrome OS é mais poderosa do que você pode imaginar: selecione uma palavra ou frase em uma página da web, clique com o botão direito nela e o Google Assistente entrará em ação para trazer a você definições, traduções e conversões imediatamente. As opções que você encontrar vão variar de acordo com o que você selecionou. Você também pode clicar no ícone do Google Assistente à esquerda para abrir a sua interface completa e obter ainda mais respostas.8. Digitalize códigos QR
Você pode não perder muito tempo pensando sobre a(s) câmera(s) em seu Chromebook — pelo menos não entre as vídeochamadas — mas se você abrir o aplicativo Câmera, notará um pequeno ícone de QR Code à direita (logo acima do botão do obturador). Clique ali para abrir o leitor de código QR e será mostrado onde ele precisa ser alinhado. Os outros ícones do aplicativo permitem que você espelhe a câmera, configure um cronômetro e coloque uma sobreposição de grade.9. Mudar de canal
Existem vários canais do Chrome OS, assim como do Chrome. Você pode mudar para os canais Beta ou Dev em vez da opção “Stable” se não se importar com alguns bugs e quiser verificar os novos recursos. Para alterar os canais, vá ao painel “Configurações“, selecione “Sobre o Chrome OS“, depois “Mais detalhes” e “Canal“. Um detalhe importante: a mudança para um canal mais estável exigirá uma reinicialização completa.
10. Leia o texto em voz alta
A leitura do texto em seu Chromebook pode ser útil para pessoas com deficiência visual, mas também pode ser . Clique no relógio no canto inferior direito, depois em “Acessibilidade“, “Gerenciar recursos de acessibilidade” e “Ativar ditado (fale para digitar)“. Caso queria selecionar um texto ou um trecho específico, basta arrastar o seu touchpad, criando uma espécie de “caixa” envolta do conteúdo a ser lido em voz alta, conforme você confere no vídeo abaixo.