Real Madrid dá adeus definitivo ao futebol raiz com estádio futurista
O custo estimado da reforma é de € 575 milhões (R$ 3,3 bilhões) e a ideia do Real Madrid é também receber eventos de outros esportes (NBA e NFL), além de shows e espetáculos. Confira o vídeo
Em reforma desde 2020, o icônico estádio Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, voltará a receber a torcida merengue em um jogo oficial neste final de semana. No sábado (03), a equipe enfrentará o Real Betis em busca da liderança isolada do Campeonato Espanhol de futebol.
As obras estão modernizando o estádio para virar uma arena “multiuso” e receber grandes eventos (shows e espetáculos) e até mesmo competições de outras modalidades esportivas.
Nesta semana, o clube espanhol divulgou para apresentar as novidades implementadas no processo de reforma. Confira:
🤩 SPECTACULAR drone footage of the Santiago Bernabéu stadium works! 🤩 — Real Madrid C.F. 🇬🇧🇺🇸 (@realmadriden)
A mais impressionante delas é, sem sombra de dúvida, o gramado retrátil, pensado para possibilitar que o estádio receba grandes eventos e sedie competições de outros esportes como futebol americano, basquete e tênis — inclusive eventos de “esportes americanos” como NBA e NFL.
Para viabilizar a ideia, o Bernabéu terá um sistema de proteção do gramado que o divide em seis partes, com transporte para armazená-lo em um estrutura subterrânea logo abaixo do campo. Isso cria a possibilidade de proteger a grama para as partidas do Madrid e é essencial para tornar o estádio em espaço multifunções.
As obras ainda estão em curso e têm previsão de terminar em junho de 2023. Além da parte interna, a administração do clube pretende modernizar a estrutura externa do estádio e instalar um teto retrátil na cobertura.
Pelas imagens divulgadas até o momento, a construção deixará o Bernabéu com um ar futurista, se descolando bastante da estrutura tradicional que estamos acostumados a ver nos estádios mundo a fora.
Desde o inicio da reforma, a equipe do técnico Carlo Ancelotti mandou vários jogos no estádio Alfredo Di Stéfano, de menor capacidade — 6 mil lugares.
Como curiosidade neste momento de modernidade que o clube passa, o Real Madrid divulgou seu novo “brinquedinho” tecnológico de treinamento: uma barreira eletrônica para os atletas treinarem cobrança de faltas. Ela se movimenta para cima e para baixo, simulando um pulo na hora da batida na bola. Confira nesse tuíte do próprio clube:
🏹 ¡Qué manera de clavarlas! 🏹 — Real Madrid C.F. (@realmadrid)Os atuais campeões de LaLiga receberão o Real Betis neste sábado, a partir das 11h15 da manhã. A partida deve definir o novo líder isolado do Campeonato Espanhol, que no momento tem justamente Real Madrid e Betis empatados em número de pontos. O jogo será transmitido pelos canais ESPN e Star+.