Ratos “riem” e gostam de brincadeiras, revela estudo
Pesquisa apontou ainda que os ratos são capazes "brincar" de forma complexa, semelhante ao observado em humanos
Cientistas da Alemanha descobriram que os ratos têm uma área do cérebro que é ativada após receber cócegas. A pesquisa também mostrou que eles adoram participar de brincadeiras.
De acordo com o artigo, publicado pela revista , os ratos chegam a “rir” quando recebem cócegas. Eles também ficam felizes com as brincadeiras, mas o som da “risada” é muito agudo para os humanos ouvirem.
No experimento, quando um rato estava brincando e recebendo cócegas, uma região do seu cérebro se iluminou com a atividade. Isso mostra que a região estava “ativada” com as atividades positivas e os animais estavam gostando do que faziam.
Porém, os roedores pararam de rir e seus neurônios escureceram quando foram colocados em uma plataforma alta e sob uma luz forte. Essas condições os deixaram ansiosos.
Researchers tickle rats to identify the part of the brain critical for laughter and playfulness. Michael BrechtBelow see four ways that rats played with humans or each other in the study. — Cell Press (@CellPressNews)
Esse tipo de estudo é importante para entender como o estresse afeta os cérebros de homens e mulheres. “De todas as classes de comportamentos dos mamíferos, a brincadeira é uma das menos compreendidas no nível neurobiológico”, explica Juan Pablo Lopez, professor da Karolinska Institutet e um dos autores do artigo.