Como funciona o rastreio de localização no iOS e Android (e como desativar)
Como mudar os ajustes de localização no iOS
Com a chegada do iOS 13, o software lembra periodicamente sobre os aplicativos que estão rastreando a sua localização sem parar e permite que você altere as configurações atuais, caso queira. Você tem três opções: deixar o aplicativo registrar sua localização a qualquer momento, apenas quando ele está aberto ou nunca.Captura de tela: Gizmodo
Sempre que essas caixas de diálogo aparecerem, dê uma olhada no texto que aparece depois do cabeçalho – é ali que o desenvolvedor explica o porquê de estar pedindo a sua localização (para mostrar restaurantes próximos, a previsão do tempo ou seja o que for). Se você estiver se perguntando porque um aplicativo quer saber onde você está, ele deve te informar.Essas configurações podem ser encontradas a qualquer momento indo no aplicativo Ajustes no iOS, tocando em Privacidade e Serviços de Localização. Você verá uma lista de todos os aplicativos que têm acesso à sua localização e poderá escolher entre até quatro opções: Nunca, Pergunte da próxima vez, Enquanto uso o aplicativo e Sempre.
Nem todo app vai querer rastrear a sua localização o tempo todo, então a última opção nem sempre aparece. Porém, para qualquer app que essa alternativa estiver escolhida, avisos irão aparecer de vez em quando alertando que a função está ligada.Toque em Serviços do Sistema para controlar como o sistema operacional pode utilizar os seus dados. Por exemplo, você pode querer que o HomeKit e o Encontre meu iPhone saibam sua localização, mas desativar o rastreio para os Anúncios da Apple ou os Locais Importantes.
Captura de tela: Gizmodo
A partir da mesma tela de Serviços de Localização, você pode desligar o rastreio em todo o iPhone de uma só vez, apertando o interruptor no topo da tela. Com esse ajuste desligado, nenhum dos aplicativos poderão saber onde o seu celular está, nem registrar essas informações.
Como mudar as configurações de localização no Android
O Android, tradicionalmente, fica atrás do iOS quando se trata de ajustes finos nas opções de localização. Porém, no Android 10, isso mudou. As telas abaixo mostram as opções de local para a versão pura do Android, rodando num Pixel – isso significa que os menus podem variar um pouco, dependendo a fabricante do seu aparelho. Você não receberá os mesmos lembretes que o iOS envia avisando sobre aplicativos que estão monitorando a sua localização. Porém, você pode definir o rastreio para cada aplicativo, da mesma forma que acontece no sistema dos iPhones.A partir das Configurações, toque em Localização e depois em Permissão dos apps para ver qual dos seus aplicativos instalados estão interessados em saber por onde você esteve e por onde você vai andar no futuro.
Aplicativos ficam divididos em três categorias que cobrem os apps que podem registrar a sua localização o tempo todo, apps que só rastreiam enquanto estão sendo usados ativamente e apps que não veem a sua localização nunca. Toque em qualquer app para mudar os ajustes (nem todos terão uma opção de Localização porque talvez não precisem disso para funcionar).Captura de tela: Gizmodo
Infelizmente, não há um resumo rápido explicando o porquê de os aplicativos do Android quererem ver sua localização como acontece no iOS, então cabe a você descobrir isso. A maioria das vezes isso vai ser bem óbvio, mas se estiver em dúvida, tente ver com o desenvolvedor (ou simplesmente desligue o rastreio e perceba o que deixou de funcionar no aplicativo.)Para interromper todo o rastreio de localização, desligue a opção Usar localização no menu Localização. Isso bloqueia todos os seus aplicativos instalados e até mesmo o Google de saber por onde você anda.
Como o Google é o Google, existem algumas opções extras que pedem permissões para rastrear sua localização – para recomendar novos lugares baseado onde você já esteve, para te lembrar de classificar e analisar locais, para permitir que você reveja por onde esteja, e por aí vai. Se você não quiser que isso aconteça, na tela Localização, toque em Avançado e então desligue o Histórico de Localização.
Lembre-se que os aplicativos têm outras maneiras de saber onde você está – a partir do endereço de IP de onde você está se conectando na web, por exemplo, ou a partir dos locais que você avaliou. Nem todo o rastreio de localização está coberto pelos ajustes no sistema que mencionamos, e a coleta dessas informações geralmente é o preço que se paga para usar um aplicativo.Captura de tela: Gizmodo
Uma das formas que aplicativos (e a Apple e o Google) podem descobrir onde você está é fazendo uma leitura das redes Wi-Fi e dos dispositivos Bluetooth. Se essas redes e dispositivos forem reconhecidos, eles podem dedurar a sua localização – digamos que você esteja entrando no Wi-Fi de uma cafeteria da sua cidade, por exemplo.A Apple junta essas informações nos ajustes gerais de localização no iOS e no iPadOS, mas não é o caso para o Android. Para impedir esse tipo de rastreio, você precisará abrir o menu de Localização a partir das Configurações do Android e toque em Verificação e desligue as opções Busca por Wi-Fi e Verificação de Bluetooth.
Seja para pedir um carro no Uber ou saber a previsão do tempo, ler a sua localização atual é bastante importante para muitas das coisas que fazemos com o smartphone. Por isso, a gente costuma abrir mão da privacidade pela comodidade. Em último caso, vai da sua confiança na Apple, Google e nos desenvolvedores dos aplicativos – porém, quanto menos eles puderem ver por onde você esteve, melhor.