Quem é quem na venda do Twitter para Elon Musk
O fechamento desse acordo envolveu a participação de vários “players”, a começar pelo próprio Musk, que causou alvoroço ao demonstrar interesse na rede social, surpreendeu geral ao desistir no meio das negociações e, na última hora, aceitou fechar a compra – usando uma pia para ironizar o feito.
Elon Musk
Empreendedor e o homem mais rico do mundo, Elon Musk, de 51 anos, é o atual executivo-chefe da montadora Tesla, e da empresa de foguetes SpaceX, além de estar ligado a outras empresas de tecnologia.Com mais de 110 milhões de seguidores no Twitter, o bilionário anunciou seu interesse na compra da rede social em abril, mas desistiu do negócio dois meses depois, argumentando não ter recebido relatórios detalhados sobre o número de bots ativos na plataforma. Ele voltou atrás nas negociações após ser processado pela empresa.
Agora como chefe do Twitter, um dos seus primeiros feitos foi demitir os principais executivos da rede social. Rumores apontam que ele ainda pretende promover uma demissão em massa de funcionários da empresa.
Parag Agrawal
Após a saída do cofundador Jack Dorsey do comando do Twitter, Parag Agrawal, de 38 anos, assumiu o cargo de CEO em novembro do ano passado. Agrawal é um confidente de longa data de Dorsey, e enfatizou o seu conhecimento sobre a rede social e o relacionamento com os funcionários ao assumir a liderança da empresa. Contudo, o seu mandato foi curto. Agrawal foi um dos chefões que Elon Musk demitiu após a compra do Twitter. A expectativa é que Musk fique no cargo de CEO até que seja selecionado um novo nome.Jack Dorsey
Kathaleen McCormick
A advogada e juíza Kathaleen McCormick, 42 anos, foi a responsável por presidir o processo do Twitter contra Musk, sob a alegação de que ele não cumpriu as diretrizes do acordo de abril. O caso foi tratado por ela como uma disputa direta de direito contratual, determinando o prazo até essa sexta-feira (28) para que ambas as partes chegassem a um acordo. Musk, que tem um histórico de desrespeitar, estender e atrasar conflitos legais, decidiu se antecipar e anunciar o fechamento do negócio um dia antes do prazo final.Bancos
Apesar de parte do dinheiro para a compra do Twitter ter saído do bolso de Musk, o bilionário também precisou fazer um empréstimo junto aos bancos. No total, US$ 13 bilhões foram financiados pela Morgan Stanley, Bank of America, Barclays e Mitsubishi Financial.Contudo, o fechamento do negócio ocorre em um momento de preocupação com uma recessão global da economia que, inclusive, já afeta as grandes empresas de tecnologia – as chamadas Big Techs. A forma como essa dívida será tratada por Musk e pelos bancos, pode influenciar o futuro do Twitter.