Muita gente não sabe, mas o ator Leonard Nimoy não foi a primeira opção para interpretar o famoso personagem Spock, na franquia “Star Trek”.
Segundo o site especializado ScreenRant, o criador da série espacial, Gene Roddenberry, ofereceu o personagem inicialmente para o ator . Porém, o ator acabou recusando o papel por não acreditar que seria o mais adequado para ele – mesmo acreditando que a série tinha potencial para fazer grande sucesso.
“Você tem que pensar na turbulência dos anos 60. Uma criatura superinteligente com orelhas pontudas que pensava logicamente estava exatamente certa – exceto que eu não queria atuar. Eu não queria ser sobrecarregado com o papel de um personagem sem sentimento”, disse Landau em uma entrevista para a revista , em 1986.
Landau, que morreu em 2017, era um ator talentoso e popular nos Estados Unidos, tendo sido indicado três vezes ao Oscar. Na época da produção da série clássica de Star Trek, o ator participou da série “Mission: Impossible” (“Missão: Impossível”, em português), exibida entre os anos de 1966 e 1973.
Ele também ficou conhecido por integrar o elenco do filme “North by Northwest” (“Intriga Internacional”), de 1959 – dirigido por Alfred Hitchcock. Na área da ficção científica, a sua filmografia também inclui “The Twilight Zone” (“Além da Imaginação”), além de algumas produções espaciais, como a britânica “Space 1999” (“Espaço: 1999”).
Questionado, Landau afirmou que não se arrependeu de ter recusado o papel, e que tomaria a mesma decisão se tivesse recebido uma novo convite. O próprio Nimoy chegou a dizer em uma entrevista que Landau sempre se recusou a assinar contratos de longo prazo, e que ele permaneceria na série apenas enquanto “fosse divertido”.
Se Landau tivesse aceitado o papel, provavelmente o Spock que conhecemos seria bem diferente. Um exemplo é que não teríamos a icônica saudação vulcana – sugerida a Roddenberry pelo próprio Nimoy, durante a construção do personagem.
Nimoy explicou em sua biografia que a ideia da saudação foi inspirada em um rito judaico – quando a mão faz um gesto com os dedos para representar a letra hebraica “Shih”, que significa “Todo Poderoso”. Em Star Trek, o gesto é seguido pela saudação “Vida Longa e Próspera”.
Kirk também quase ficou de fora
Vale lembrar que o ator William Shatner também não foi a primeira opção para o papel de capitão da Enterprise. Antes dele, Jeffrey Hunter interpretou o capitão Christopher Pike, chegando a sentar-se na cadeira de capitão da espaçonave no episódio piloto da série original.
Esse mesmo piloto trazia Nimoy como Spock, com uma maquiagem ligeiramente diferente, mas já com as orelhas pontudas. Porém, o episódio piloto não agradou ao estúdio, e um novo episódio foi gravado com algumas mudanças no elenco – incluindo a troca do capitão da Enterprise –, e trazendo os personagens que consagraram a série.
Posteriormente, o episódio piloto com Hunter tornou-se parte oficial da franquia e o personagem Pike se tornou cânone na série. Atualmente, a série “Strange New Worlds” apresenta as aventuras de Pike enquanto ele era capitão da Enterprise.