Você já parou para pensar por quanto tempo ainda irá viver? Prever a morte é algo impossível, mas fatores relacionados a saúde, dieta, hábitos e histórico familiar podem nos dar dicas sobre quantos anos ainda temos pela frente.
Thomas Perls, um especialista em longevidade e genética do envelhecimento da Universidade de Boston, nos EUA, criou uma calculadora para estimar a idade da morte. Nela, o cientista aponta alguns dos fatores mais importantes que contribuem para o envelhecimento saudável.
Leva apenas 10 minutos para completar o questionário disponível no site . Lá, há 40 perguntas divididas em quatro blocos: vida pessoal; estilo de vida; nutrição, histórico médico; e histórico familiar.
As perguntas incluem desde estado civil até frequência de evacuações. As últimas leituras de colesterol e pressão arterial também entram no esquema, assim como o uso de protetor solar e a ocorrência de câncer na família.
É difícil alguém chegar perto dos 100 anos, segundo a calculadora da morte. Para atingir tal idade, é preciso ter as condições genéticas ideais. A maior parte da população morre na casa dos 80 anos.
Mas há fatores que podem ajudar a prolongar o envelhecimento, como o uso de fio dental e o aumento da rotina de exercícios físicos. Não fumar, comer de forma saudável, consumir álcool e açúcar com moderação, dormir bem e passar tempo com a família e amigos deve ajudar as pessoas a chegarem mais perto dos 90 anos, pelo menos.