Câmera tripla e recursos gamers estão chegando em nova leva de smartphones intermediários
Novos Snapdragonn 665, 730 e 730G devem chegar ao mercado ainda no segundo semestre deste ano. Ideia é que eles equipem smartphones de game intermediária.
O mercado de smartphones tem funcionado da seguinte forma: as principais especificações aparecem primeiro em aparelhos topo de linha e, aos poucos, vão sendo disponibilizadas em aparelhos de gama menor. Os novos chips da Qualcomm anunciados nesta terça-feira (9) são um retrato disso. De cara, podemos falar que smartphones intermediários vão ganhar recursos gamers e novas funcionalidades de fotografia e inteligência artificial.
Ao todo, a empresa apresentou três SoC (System on a Chip) — chip que inclui CPU, GPU, modem, entre outros itens da eletrônica de um smartphone — da linha Snapdragon. São eles: Snapdragon 665, Snapdragon 730 e Snapdragon 730G. A Qualcomm diz que até o fim do ano serão lançados aparelhos com estes chips.
Na linha Snapdragon, quanto maior o número, mais potente. Então, aqui vamos começar do mais simples para o mais sofisticado.
É importante ressaltar que apesar das especificações que você verá abaixo, é o fabricante que decide se vai disponibilizar todos os recursos ou não. Até porque cada empresa sabe o nicho de usuário que quer atingir e o preço do aparelho que ela quer vender.
Snapdragon 665
A linha Snapdragon 600 costuma equipar, por exemplo, smartphones da linha Moto G. Porém, como vocês verão a seguir, este parece um chip para a linha A, da Samsung, que ultimamente conta com múltiplas câmeras.
Para começar, estamos tratando aqui de um chip de 11 nm — no fundo, quanto menor a arquitetura do chip, menores são os nós, tornando-os mais eficientes. A título de curiosidade, os chips de aparelhos topo de linha são de 7 nm. Ele tem CPU Kyro 260 octa-core e GPU Adreno 610.
No SoC vem o modem X12, da Qualcomm. Isso quer dizer, na prática, que aparelhos com este chip poderão suportar o que se chama no Brasil de 4.5 G, algo que só está presente majoritariamente em smartphones topo de linha. Ele também suporta Wi-Fi 5.Em termos de fotografia, as câmeras triplas na traseira devem começar a ser mais comuns nesses aparelhos. O Snapdragon 665 suporta lentes tele com zoom óptico de até 5x, wide e super wide angle. Então, devem rolar fotos bacanas em modo retrato, vídeos em HDR e slow motion com qualidade HD (720p).
Combinando essas especificações com inteligência artificial, a Qualcomm disse que será possível, por exemplo, usar modos de detecção de cena, capturar imagens com pouca luz, diferentes modos de iluminação no modo retrato e tradução de texto com realidade aumentada (pense em algo assim: você aponta o celular para algo em inglês e um software consegue traduzir o texto alterando a própria imagem).