Quais são as piores dores do mundo? Veja lista
A dor já é ruim só pelo simples fato de doer. Mas as dores crônicas são piores. Geralmente associadas a doenças e condições, as crônicas duram mais de seis meses e podem afetar habilidades cotidianas devido à dor insuportável.
Em 2021, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) uma lista com as 20 condições que geram as piores dores do mundo. Sem ordem de intensidade, a lista foca em condições e doenças cujas dores impedem que as pessoas realizem simples tarefas.Em julho, como informamos aqui no Giz, Carolina passou por uma cirurgia inovadora para reduzir as dores da pior dor do mundo.
Confira a lista de piores dores do mundo:
Hérnia de disco
O deslocamento do disco intervertebral pode comprimir nervos, causando intensas dores nas costas, pernas ou braços.Ataque cardíaco
A interrupção do fluxo sanguíneo para o coração causa dor no peito, geralmente descrita como uma pressão intensa ou aperto.Herpes zoster
Causada pela reativação do vírus da catapora, essa condição resulta em dores descritas como “queimação intensa, choque elétrico ou facadas”.
Câncer
O crescimento descontrolado de células pode causar dor em diversas partes do corpo, dependendo da localização e do tipo de câncer. Além disso, tratamentos como quimioterapia e radioterapia contribuem para o câncer ter uma das piores dores do mundo.
Artrite
A inflamação nas articulações causa dor, rigidez e inchaço, limitando os movimentos. A dor da artrite pode ser constante ou intermitente, variando de leve a incapacitante.Dor no nervo ciático
A compressão ou inflamação do nervo ciático causa dores que surgem nas costas e descem para as pernas.Cefaleia suicida
Considerada uma das piores dores de cabeça do mundo – superando a enxaqueca –, essa condição causa uma dor súbita e insuportável, geralmente em torno do olho, que pode durar de minutos a horasOmbro congelado
a capsulite adesiva é inflamação na cápsula articular do ombro, que, além de causar dores, dificulta os movimentos, limitando atividades cotidianas. Desse modo, a doença tem o apelido de “ombro congelado”.Síndrome complexa de dor regional (SDRC)
Após uma lesão ou cirurgia, é possível adquirir essa condição, que causa dores crônicas e intensas, geralmente em um membro.