PS5 Pro pode ser três vezes mais potente, mas não deve rodar “GTA 6” a 60 fps
A Sony está trabalhando em uma versão mais potente do PlayStation 5: o PS5 Pro. Na semana passada, vazaram na web informações detalhadas sobre as supostas especificações técnicas do console, indicando que o modelo seria três vezes mais potente que a edição tradicional.
Na prática, entretanto, o salto pode não ser tão grande quanto o esperado. Segundo especialistas em tecnologia, jogos muito aguardados, como “GTA 6”, devem rodar na nova edição PS5 ainda a 30 quadros por segundo, somente com maior qualidade na imagem.
Vazamentos do PS5 Pro surgiram em documentos internos da Sony
Por meio de um vídeo publicado no YouTube, o canal afirmou ter obtido acesso a um documento oficial da Sony, com a ficha técnica do PS5 Pro. Depois, o jornalista Tom Henderson, do site , não só endossou as informações, como também garantiu que o console chega no final de 2024.
Vale mencionar que Tom Henderson costuma ser assertivo ao confirmar rumores referentes a lançamentos da PlayStation. O jornalista revelou com antecedência tanto o PlayStation Portal quanto o PS5 Slim mais fino e com driver removível, por exemplo.
PS5 Pro evolui em GPU, mas mantém mesma CPU do PS5
Em relação ao PlayStaton 5 Pro, de codinome “Projeto Trinity”, o destaque fica para a evolução no poder de processamento gráfico. Segundo as especificações vazadas, o console consegue renderizar imagens em resoluções mais altas, graças a uma placa de vídeo mais potente.
Haverá também suporte a uma técnica de upscaling e anti-aliasing chamada PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution). A tecnologia ficará disponível em um novo chip alimentado por inteligência artificial e aprendizado de máquina, que irá permitir aprimorar imagens renderizadas em resoluções menores.
Na prática, a melhora na CPU não deve ser visível. Em uma análise publicada no , o jornalista Richard Leadbetter, fundador do canal Digital Foundry, explicou que jogos limitados a 30 quadros por segundo pelo processador devem só ficar mais estáveis no PS5 Pro. Isto é, não dá para esperar maiores taxas de quadros por segundo em games disponíveis hoje em dia.
Por outro lado, a GPU do PS5 Pro é, na teoria, três vezes mais potente que o componente do modelo tradicional. Em quantidade de teraflops — unidade que mede o desempenho de um console ou placa de vídeo –, a nova versão entrega 33,5 teraflops. Em comparação, o dispositivo de 2020 alcança 10,23 teraflops.
PS5 Pro não deve rodar “GTA 6” a 60 quadros por segundo
No episódio desta semana do podcast , Leadbetter esclareceu que, por causa do processador, o PS5 Pro deve ser capaz de rodar “GTA 6” somente a 30 quadros por segundo, em vez de 60.
Para Leadbetter, isso deve acontecer porque “GTA 6” deve rodar a 30 quadros por segundo no PS5 tradicional pela limitação da CPU. Como o processador será idêntico no próximo modelo, a barreira vai continuar existindo.