Projétil da Guerra Civil não explodido no século 19 é encontrado nos EUA
Arqueólogos encontram projétil não detonada da Batalha de Gettysburg, uma das mais decisivas da Guerra Civil dos EUA. Saiba mais dessa passagem da história
Arqueólogos dos EUA encontraram um não detonado com mais de 160 anos. A peça foi encontrada na cidade norte-americana de Gettysburg, palco de uma das batalhas mais sangrentas da história do país.
O objeto foi encontrado em uma colina que serviu de posição estratégica durante a chamada Batalha de Gettysburg, ocorrida entre os dias 1º e 3 de julho de 1863. O projétil tinha cerca de 18 centímetros de comprimento e pesava cerca de 4,5 quilos.
Ele foi encontrado por uma equipe que estava vasculhando o solo com detectores de metal, enterrado a cerca de 60 centímetros de profundidade. Cuidadosamente, a lama foi retirada para expor o objeto.
Para fazer a remoção do projétil, estradas próximas ao local foram fechadas temporariamente. Uma equipe treinada do Exército dos Estados Unidos removeu a peça antes de destruí-la em um local mais seguro.
Ainda não está claro quais dos lados da guerra disparou o projétil de artilharia. Porém, registros históricos apontam que um general confederado escreveu em um relatório de 1864 que a colina não era uma plataforma ideal para o lançamento de uma ofensiva de artilharia.Desde 1980, este é o quinto projétil encontrado no local.
A sangrenta batalha da Guerra Civil dos EUA
Ocorrida entre os anos de 1861 e 1865, a Guerra Civil Americana – também chamada de Guerra da Secessão – foi um conflito armado provocado pela discordância de vários estados norte-americanos sobre o fim da escravidão no país. Na época, o grupo de estados do Norte dos EUA era abolicionista – chamado de União –, enquanto que os do Sul – os Confederados – dependiam economicamente dos escravos.A guerra gerou vários combates intensos, que deixaram quase 700 mil mortos. No caso da batalha em Gettysburg, no estado da Pensilvânia, ela foi a mais decisiva e também a que gerou sozinha mais de 50 mil baixas ao longo de três dias de luta.
No último dia do conflito, o exército dos confederados avançou em campo aberto sob intenso fogo de artilharia e infantaria, na direção dos soldados do Norte. Porém, a União conseguiu defender a sua posição e forçou os confederados a recuarem.
A vitória da União em Gettysburg foi considerada como um ponto de virada crucial na Guerra Civil. Ela impediu a invasão do Norte pelo Exército Confederado e deu à União um impulso moral e estratégico.
A guerra terminou em 1865, com a vitória do Norte e a abolição da escravidão nos Estados Unidos.