A Sony finalmente divulgou novas informações sobre o “Project Q”, seu console portátil com foco em streaming de games. O produto foi batizado de “PlayStation Portal”, e deve ser lançado ainda neste ano. A data em que isso deve acontecer ainda não veio a público.
Outra novidade liberada pela companhia é o preço sugerido do produto que, de acordo com um , será US$ 199 — o que dá aproximadamente R$ 980 em conversão direta e sem impostos.
O dispositivo tem tela LCD de 8 polegadas com resolução Full HD e taxa de atualização de 60 FPS. Ele ainda conta com um controlador inspirado no DualSense, do PS5, com tecnologia de feedback tátil e gatilhos adaptativos. O produto ainda apresenta uma porta 3,5 mm para fones de ouvido.
Embora seja portátil, ele não é um concorrente direto de Steam Deck, ROG Ally ou dispositivos Ayaneo, por exemplo. O Portal tem foco em streaming de games e, basicamente, ainda precisará de um PlayStation 5 executando o jogo para permitir a diversão remota.
“O PlayStation Portal é o dispositivo perfeito para jogadores em casas onde eles precisam compartilhar a TV da sala de estar ou simplesmente querem jogar jogos do PS5 em outro cômodo.”
O portátil da Sony tem compatibilidade com todos os jogos dos consoles de mesa, mas não tem suporte para jogos em realidade virtual, que, por motivos óbvios, exigem a utilização de um headset VR.
Um dos maiores mistérios a respeito do videogame é em relação ao sistema operacional. Nenhuma informação oficial sobre o software foi apresentada até o momento, o que tem incentivado a circulação de uma série de rumores e boatos na internet.
Um em maio deste ano mostrou o Portal executando uma versão do sistema Android, do Google. Isso o torna bem semelhante ao “Logitech G Cloud”, console dedicado exclusivamente à execução de jogos de plataformas em nuvem.
PlayStation Project Q Leaks:
— @Zuby_Tech (@Zuby_Tech)