Tecnologia
Procon divulga lista de sites para ficar com pé atrás nesta Black Friday
Lista de Black Friday inclui as empresas que não responderam às queixas dos consumidores mesmo após a notificação do Procon
Imagem: Kaitlyn Baker/Unsplash/Reprodução
A Black Friday 2023 já chegou, e para ajudar o consumidor a comprar com segurança, o Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo de São Paulo, divulgou uma lista com 78 sites de compras para evitar – quase o dobro em relação ao ano passado.
O ranking inclui as empresas não responderam às queixas de consumidores mesmo após notificação do órgão de defesa e está sempre em atualização. No site, o consumidor encontra o nome de todas as companhias, bem como seus endereços virtuais e CNPJs. Clique para conferir.
Além disso, a Fundação criou na área de registro de reclamações de seu site um “selo” para facilitar os registros de reclamações durante o período de promoções. O objetivo é auxiliar os consumidores em suas transações, evitando falsos descontos.
Dicas do Procon-SP para a Black Friday
Além disso, o Procon-SP lançou uma série de vídeos em seu e nas redes sociais com dicas da especialista em defesa do consumidor do órgão, Ligiane Serrano, para a hora das compras. Veja algumas das principais recomendações:- pesquisar o histórico dos preços dos produtos desejados;
- conferir se o valor do produto se manterá durante todo o processo de compra;
- ter cuidado com falsas promessas de descontos enviadas por e-mail ou redes sociais.
O Procon-SP desaconselha o acesso de links de ofertas recebidas por e-mail, WhatsApp e redes sociais. Isso porque eles podem levar a golpes de phishing. A tática cria sites falsos a partir de temas de interesse das vítimas como isca para atraí-las a compras enganosas.
Além disso, atualize softwares e antivírus antes das compras e veja também 5 dicas do Giz Brasil para se preparar e não cair de paraquedas na Black Friday deste ano.