Praias iluminadas: onde encontrar o fenômeno da bioluminescência no Brasil
Fenômeno é mais visível em áreas com pouca ou nenhuma luz artificial. Por isso, é recomendado visitar os locais à noite
O Brasil é mundialmente conhecido por suas praias — algumas delas são verdadeiros cenários paradisíacos. Com mais de sete mil quilômetros de litoral, uma variedade de belas paisagens e águas cristalinas, certas praias brasileiras também podem oferecer um espetáculo natural diferenciado: a bioluminescência.
A bioluminescência é causada por organismos marinhos que emitem luz, como o plâncton e alguns tipos de algas. Ele pode ter funções diversas, como atrair presas, afastar predadores ou apenas iluminar o ambiente em que vivem. Esse fenômeno é mais comum em águas quentes e ricas em nutrientes.
No Brasil, existem algumas cidades litorâneas em esse fenômeno pode acontecer, como em Imbé e Tramandaí no Rio Grande do Sul, Ilha do Mel no Paraná e na Ilha do Cardoso e Praia do Embaré em São Paulo.
Além dessas praias, outras regiões brasileiras como a Amazônia, Boipeba na Bahia, Parque Nacional das Emas em Goiás e em Iporanga, São Paulo, é possível também presenciar a bioluminescência.
No entanto, é importante lembrar que a presença de poluição luminosa podem afetar a intensidade do fenômeno. Por isso, é fundamental preservar o meio ambiente e evitar a degradação dos ecossistemas, garantindo assim a preservação desses organismos e a continuidade do espetáculo natural da bioluminescência.