Porco é operado a 9 mil km de distância com joystick de PlayStation
Uma cirurgia realizada de maneira remota em um porco não foi apenas revolucionária pela distância de mais de 9 mil km, mas porque, finalmente, mostrou a utilidade do joystick do PlayStation Move.
Lançado em 2010 pela Sony, visando alcançar o mesmo sucesso do Kinect, o PlayStation Move usa sensores para capturar movimentos físicos. Com versões compatíveis até para o PS5, o joystick, no entanto, nunca superou as expectativas da empresa.
Agora, médicos da ETH Zurich e da Universidade de Hong Kong desenvolveram um método de endoscopia magnética remota que usa o joystick do PlayStation Move.
No último dia 26, os pesquisadores realizar uma cirurgia remota em um porco em Hong Kong, usando o joystick de PlayStation em Zurique, na Suíça, a 9.300 km de distância. Uma conexão rápida de internet e um sistema de navegação magnético, combinados com um endoscópio controlado magneticamente, foram cruciais para o sucesso da cirurgia. Obviamente, o joystick também teve seu papel.Processo da cirurgia com joystick do PlayStation Move
O cirurgião Alexandre Mesot utilizou o joystick do PlayStation Move, que possui um magnetômetro, para manipular o endoscópio a 9.300 km de distância.
Enquanto usava o instrumento de maneira remota, Mesot conseguia visualizar as imagens do procedimento em tempo real, com um delay de apenas 300 milissegundos.Na sala de cirurgia, em Hong Kong, os médicos anestesiaram o porco e inseriram o endoscópio de maneira segura no estômago do animal. Para navegar pelo campo magnético, o endoscópio possui uma espécie de antena que permite manobras “menos complexas”.
Como o joystick do PlayStation Move conta com sensores avançados de movimento, como giroscópio e acelerômetro de eixos triplos, o cirurgião conseguiu manipular o endoscópio para se mover em 180°. Desse modo, foi possível visualizar a entrada do estômago durante a cirurgia.
Veja o vídeo:
Segundo Bradley Nelson, que desenvolveu o endoscópio, o próximo passo é tentar realizar esse tipo de cirurgia em humanos. “Há um enorme potencial para essa tecnologia. E acredito que possa ser um procedimento menos invasivo”, afirma o pesquisador.
Além disso, segundo os cientistas, a intenção não é apenas realizar a cirurgia em humanos, mas também utilizar outros tipos de joystick além do PlayStation Move.