Por que os gatos miam para humanos? Veja o que diz a ciência
Os gatos são famosos por sua natureza independente. Mas também exibem um padrão curioso de comunicação: miam com maior frequência para humanos do que para outros gatos.
Esse comportamento intrigante está sendo pesquisado e explicado pela ciência, esclarecendo a complexa relação entre gatos e humanos. E entre gatos e gatos.
Diferentemente dos gatos selvagens, os domésticos possuem cérebros menores e maior variação de cores.
Um estudo de 2009 divulgada pela plataforma Cell, que gatos miam de maneiras diferentes para humanos, um traço evolutivo com fins de comunicação. O “miado de solicitação”, segundo o estudo, apresenta características acústicas que lembram os choros de bebês.
Desse modo, os humanos acabam respondendo como se estivesse cuidando de bebês, ou ficando mais suscetíveis quando seus gatos miam.
O estudo revelou que quando o gato ronrona para pedir comida ou atenção, o som emitido foi percebido como mais urgente e menos agradável que outros miados.
Gatos miam para manipular humanos?
Além disso, pesquisas mostraram que gatos são adeptos a modular seus miados para transmitir diferentes significados. Outro estudo francês de uma equipe da Université Paris Nanterre, em 2022, revelou que gatos conseguem distinguir entre falas direcionadas a eles de falas direcionadas a outros humanos. Isso sugere que os gatos desenvolveram um entendimento diversificado da comunicação entre humanos e conseguem emitir vocalizações de acordo.Contudo, não é apenas o potencial dos gatos que torna essa questão peculiar. As respostas dos humanos tem um papel importante nessa dinâmica, usando vozes e entonações como se estivessem se comunicando com bebês.
Isso reforça, portanto, o laço entre humanos e gatos e encoraja ainda mais a diversidade na maneira como eles miam. Em suma, os gatos miam mais para os humanos porque é uma estratégia efetiva de comunicação. Eles aprenderam que humanos são mais responsivos às suas vocalizações e adaptaram seus miados para obter respostas específicas.