Os anéis de Saturno vão temporariamente para observadores da Terra a partir de março de 2025. Esse fenômeno acontece de cada 13 a 15 anos, sendo que a última vez que isso ocorreu foi em 2009.
Ele ocorre porque o planeta gira em torno do Sol em um eixo inclinado de 26,7°, de forma que a inclinação de seus anéis em relação à Terra muda com o passar do tempo.
Em 23 de março de 2025, os anéis de Saturno ficarão exatamente “de lado”, refletindo pouca luz e, portanto, invisíveis para os terráqueos durante alguns meses. Isso pode ser visto na imagem abaixo:
Saturno, a joia do Sistema Solar
O gigante planeta gasoso não é o único planeta com anéis. Contudo, ele tem os mais espetaculares e complexos, segundo a NASA. De acordo com a missão Cassini-Huygens, da agência norte-americana, eles provavelmente se formaram há cerca de 100 milhões de anos – o que é relativamente recente em termos astronômicos.
Depois, em 2018, a NASA confirmou que Saturno está perdendo seus anéis. As missões Voyager 1 e 2 revelaram que eles estão sendo puxados para o planeta pela gravidade. Segundo a agência, isso acontece como “uma chuva de partículas de gelo sob a influência de um campo magnético”.
Essa chuva produz bastante água – o suficiente para encher uma piscina olímpica a cada meia hora. Além disso, o material do anel está caindo na região do equador do planeta. Estima-se que os anéis devem desapareçam em 100 milhões de anos.