Por que o lado escuro da Lua tem muito mais crateras?
A Lua possui crateras visíveis espalhadas em sua superfície. Eles foram causados pelo impacto de meteoros, cometas e asteroides, e não estão distribuídos uniformemente. O lado escuro do satélite, aquele que não conseguimos enxergar da Terra, conta com muito mais cavidades.
Enquanto isso, o lado visível para nós possui uma série de manchas escuras, conhecidas como mares lunares. Não confunda: não estamos falando de água líquida, mas sim vastas extensões de lava sólida que provavelmente cobriram algumas das crateras que existiam naquela região da Lua.
Mas o que levou a esse espalhamento de lava? A questão parece ter sido finalmente resolvida por pesquisadores da Universidade Brown, nos EUA. Para os cientistas, a culpa é de um asteroide massivo que colidiu com o satélite natural há 4,3 bilhões de anos.
A batida originou a bacia do Polo Sul-Aitken, uma cratera com cerca de 2,5 km de diâmetro e 12 km de profundidade. Simulações de computador feitas por cientistas sugerem que, no momento do impacto, surgiu uma onda de calor no manto lunar, que empurrou elementos radioativos em direção à crosta.
Essa concentração de elementos parece ter contribuído para o vulcanismo, que liberou os mares lunares no satélite. Os cientistas fizeram uma série de simulações e todas apontam para o lado visível da Lua sendo mais afetado, o que explica a diferença entre as faces do satélite. O estudo completo foi publicado na revista .