Por que esta lagoa mágica muda de cor de acordo com o tempo
O fotógrafo japonês Kent Shiraishi é o autor de uma fotografia agora conhecida por milhões de pessoas como o papel de parede do OSX Mountain Lion – o equivalente aos campos de grama verde do Windows XP. Mas muitas dessas pessoas que apreciam o trabalho de Shiraishi não conhecem a história fascinante por trás dele. […]
O fotógrafo japonês é o autor de uma fotografia agora conhecida por milhões de pessoas como o papel de parede do OSX Mountain Lion – o equivalente aos campos de grama verde do Windows XP. Mas muitas dessas pessoas que apreciam o trabalho de Shiraishi não conhecem a história fascinante por trás dele.
A Aoi Ike – ou Lagoa Azul – é localizada em Biei, uma ilha japonesa em Hokkaido, a cerca de oito quilômetros de distância de um vulcão ativo chamado Monte Tokachi.
Posicionado diretamente no circulo de fogo, Tokachi é um ponto formidável, com bastante desenvolvimento ao seu redor. Em 1989, a prefeitura da cidade iniciou um ambicioso projeto de infraestrutura para proteger Biei dos danos que a lava e deslizamentos de terra podem causar após uma erupção. Isso incluiu o represamento de lugares como esse, criando lagos no processo.
A Lagoa Azul ganha muita atenção por causa da sua cor azul cintilante – que pode mudar para um verde em certas condições de luz. De acordo com o , o efeito é causado devido à presença de coloide – uma mistura microscópica – de hidróxido de alumínio, um mineral natural usado para fazer antiácidos. Essas partículas refletem a luz azul (um fenômeno similar ao que faz o céu ser azul) muito bem, o que significa que elas podem mudar dramaticamente com luz.
Shrashi – que vive em Biei – voltou à Lagoa Azul em outubro para fotografar a primeira nevasca do ano. Você pode conferir todas as imagens no . []