Tecnologia
Por que esta foto demorou 4 anos para ser feita?
Jack Lodge queria fotografar o Sol linhado no centro do Durdle Door, mas o processo foi um pouco mais demorado do que aparentava
Imagem: Reprodução/Unsplash
O fotógrafo profissional de paisagens Jack Lodge teve que ser paciente e esperar quatro anos para capturar a imagem perfeita. O desejo do profissional não era nada simples: conseguir uma foto do Sol perfeitamente alinhado no centro do Durdle Door, um arco natural de calcário na parte sul da Inglaterra.
O local é um dos pontos turísticos mais visitados da região e, embora seja aberto ao público, é parte de uma propriedade particular. Ele fica situado em uma região conhecida como Costa Jurássica, que é Patrimônio da Humanidade da UNESCO.A grande dificuldade em fazer a imagem ideal foi o alinhamento do Sol, exatamente no centro arco, que é raro e acontece por apenas três semanas por ano. Quando alinhado, é preciso ser rápido para registrar o momento, uma vez que o fenômeno dura aproximadamente cinco minutos.
Em entrevista ao , Lodge contou que, por diversas vezes, enfrentou uma longa viagem de carro e mais um trecho de aproximadamente 1 hora a pé — carregando um equipamento pesado — para tentar fazer a foto. Mas nem sempre as condições climáticas e de iluminação eram favoráveis para a realização do feito.
Depois de muita espera, na última semana, ele finalmente conseguiu a fotografia dos sonhos. Na foto, capturada por uma câmera full frame Canon EOS R5, é possível observar parte da faixa de área e ao fundo o Sol perfeitamente posicionado no centro do Durdle Door.Mas, ainda que a imagem com mais engajamento nas redes sociais seja a anterior, a favorita de Lodge é outra. A fotografia em questão mostra a luz do sol passando delicadamente entre o arco rochoso e iluminando parte da faixa de areia. Veja abaixo: