Por que 19 de novembro virou oficialmente o “Dia do Rei Pelé”
Nesta terça-feira, 19 de novembro, se comemora pela primeira vez o Dia do Rei Pelé. Em julho deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que institui oficialmente a homenagem a Edson Arantes do Nascimento, o maior nome da história do futebol brasileiro.
Mas se Pelé nasceu em 23 de outubro de 1940 e morreu em 29 de dezembro de 2022, porque foi escolhido o 19/11?
Por que 19/11 é o dia do Rei Pelé?
A data não foi escolhida por acaso. Ela evoca um dos momentos mais marcantes da carreira do camisa 10. E porque não, do futebol mundial. 19 de novembro é o dia em que o craque atingiu um feito inédito e que, até então, era considerado impossível: o milésimo gol.
A marca foi alcançada em uma partida entre Santos e Vasco em 19 de novembro de 1969, no Rio de Janeiro. O confronto aconteceu no estádio do Maracanã, que contou com um público superior a 65 mil pessoas e atraiu a atenção não só de jornalistas brasileiros, mas também da imprensa internacional que compareceu em peso para registrar o momento.
O Santos foi superior na maior parte do tempo, mas quem acabou abrindo o placar foi o Vasco. O Peixe seguiu jogando melhor e conseguiu chegar ao empate no início do segundo tempo. Aos 33 minutos da segunda etapa, após receber um passe de Clodoaldo, Pelé foi derrubado dentro da área e o árbitro imediatamente marcou pênalti.
O atacante não sentiu a pressão do estádio e marcou seu gol de número mil, algo inédito na época e que até hoje é muito raro no mundo do futebol. Nas gravação da época é possível notar que o goleiro argentino Andrada, além de acertar o canto, ainda toca na bola, mas não o suficiente para mudar sua trajetória.
Após marcar o gol, os jornalistas que acompanhavam a partida à beira do campo invadiram o gramado. O jogo foi interrompido por alguns minutos enquanto Pelé dava uma volta olímpica no estádio do Maracanã.
Mark Zuckerberg se arrisca na música e grava cover para homenagear esposa
Primeiros casos de raiva em capivaras no litoral paulista são alerta para monitoramento do vírus
Assista ao de Pelé a seguir:
O maior jogador da história do futebol brasileiro morreu em 29 de dezembro de 2022 após um longo período de internação após a contração de covid-19 e o tratamento de um câncer no cólon.