Poluição plástica no mar: cientistas da Califórnia criam novo material biodegradável
O uso de plásticos está prestes a se tornar coisa do passado. Agora, pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, desenvolveram materiais com a mesma função capazes de se decompor na água do mar. O estudo completo foi publicado na revista .
Ameaças ambientais levam os pesquisadores do mundo inteiro a discutir sobre o uso de plásticos. Isso porque esses materiais perturbam ecossistemas marinhos, não apenas poluindo os oceanos, mas também se fragmentando em partículas menores – os chamados microplásticos – que acabam sendo ingeridos por animais e entram na cadeia alimentar.
Neste primeiro momento, os materiais de poliuretano biodegradáveis desenvolvidos pelos cientistas estão sendo usados para a criação de espumas em sapatos da marca Após colocar os calçados na costa, os pesquisadores notaram que uma variedade de organismos marinhos colonizava a espuma, decompondo o material de volta aos seus produtos químicos iniciais.
Tais produtos são consumidos como nutrientes pelas bactérias e fungos, não apresentando riscos ao ecossistema. De acordo com a equipe, demorou apenas quatro semanas para que o material começasse a ser positivamente corrompido.
O ideal é que o plástico ou qualquer outro material seja descartado de maneira correta, evitando seu acúmulo na água do mar. Porém, caso os objetos alcancem o oceano, os novos materiais devem evitar danos ao ambiente e às espécies que ali vivem.