Poderia um tablet baratinho substituir o seu desktop?
Antes de qualquer coisa, me deixe explicar sobre o que não estou falando: o Microsoft Surface Pro que custa mais de 800 dólares. É um tablet ótimo, mas o meu tablet é um Dell Venue 8 Pro de 300 dólares. O Venue 8 Pro é um dos vários tablets baratinhos que estão entrando no mercado e valem muito mais do que é cobrado. É, inclusive, a razão pela qual comprei um — O Windows 8.1 carrega páginas da web muito mais rápido que o meu antigo tablet com Android de preço parecido. É um PC de verdade. Então é claro que vou ganhar essa aposta… não é?
Entretanto, o meu desafio quase terminou antes mesmo de começar: o Venue 8 Pro só tem uma pequena entrada de micro USB e eu descobri que ele não carrega o tablet se eu conectar qualquer outra coisa nele. Meu teclado, meu mouse e o adaptador do meu monitor forçavam o tablet a usar a bateria. Não importa quão capaz o processador Intel Atom é — se eu não pudesse fazer ele durar por um dia inteiro, eu perderia a minha aposta. Então eu fiz o que qualquer um faria: perguntei ao Google. E o Google me mostrou uma comunidade inteira que buscava pela mesma resposta.
E essa coisinha até que faz multitasking muito bem — quer escutar música? O Spotify funciona em background sem atrapalhar. Precisa entrar nas redes sociais? Tweetdeck tá aí para isso. Microsoft Office, Google Hangouts, Steam e todos os programas de desktop rodaram normalmente. Mas ele ainda não é um substituto para computadores de mesa.
Quanto mais eu usava meu desktop improvisado, mais eu via pequenos problemas. Páginas muito longos (como o scroll infinito do Twitter, por exemplo) causava em minha, até então, suave experiência, alguns soluços, assim como abrir mais de doze abas. Não foi o suficiente para me fazer desistir da aposta, mas me fez ciente das limitações do tablet. Eu ignorei estes problemas e perdoei toda a aparelhagem necessária para fazê-lo funcionar pela inovação: as pessoas costumavam dizer que trabalhavam dos seus iPads, mas eu realmente trabalhei do meu tablet. E eu adorei! O Dell Venue 8 Pro foi um presente de 250 dólares que me dei para desenhar e ler quadrinhos — agora é uma versátil estação de trabalho portátil. Tem lá seus problemas (que me deixam ansioso para a para o Windows 10 que a Microsoft promete), mas é um começo. Talvez a próxima geração de tablets pequenos e baratos com Windows leve mais em consideração as pessoas que não querem sair carregando um computador parrudo por aí. Quanto à aposta? Bem, eu acho que ganhei: já se passou mais de uma semana e eu continuo bem feliz de trabalhar com ele. De qualquer forma, eu não recomendaria a experiência para qualquer um que não fosse tão teimoso — ou entusiasta da computação alternativa — como eu. Eu não chamaria essa configuração de ideal para o usuário comum. A Dell não montou este tablet para que ele fosse usando dessa forma—o que é uma pena. Na melhor das hipóteses, essa configuração é um pedacinho do que veremos em nossos tablets em um futuro próximo. Eu realmente espero que os tablets que estão por vir sejam construídos de modo a servirem como pequenos computadores, com todas as funções que um computador oferece. Até lá, minha selva de cabos e adaptadores e interruptores é boa o suficiente para mim. Mas eu sou um teimoso meio maluco. As pessoas normais devem esperar.