A pintura mais antiga do mundo foi descoberta em uma caverna na Indonésia, na ilha Celebes (Sulawesi), por cientistas australianos e indonésios. As ilustrações mostram figuras humanoides caçando um porco selvagem e possuem mais de 51 mil anos de existência.
A descoberta, publicada nesta terça-feira (3) na revista , mostra que os humanos apresentaram a capacidade de expressões criativas antes do que se acreditava. “É a evidência que comprova que humanos conseguiam criar narrativas no passado distante”, diz Adam Brumm, coautor do estudo e professor de arqueologia.
De acordo Brumm, a capacidade de criar narrativas, ou contar história, é uma parte importante da evolução humana. “Possivelmente, é o que explica nosso sucesso enquanto espécie”, disse o cientista no resumo do estudo.
O que torna essa descoberta importante, de acordo com os cientistas, é a evidência da criação de narrativa em pinturas, principalmente em uma pintura rupestre bem antiga.
Sobre o desenho, os pesquisadores afirmaram não saber muito sobre a cena. Contudo, certamente, “é uma forma de comunicar algum tipo de história que envolve interações entre esses três humanoides e o porco selvagem”.
Além disso, os residentes da ilha Celebes de 50 mil anos atrás pareciam ter uma obsessão por porcos, pois essa pitura não é a única mostrando suínos na antiga caverna.
Caverna era local de pintura, segundo estudo
Segundo o estudo, evidências arqueológicas sugerem que os habitantes caçavam a espécie de porco nativa da ilha. A posição elevada da caverna, que dificultaria a vida cotidiana, sugere que os habitantes visitavam o local a fim de praticar a pintura.
“A descobertas de pinturas rupestres em cavernas de Celebes representam a evidência mais antiga do uso da imaginação narrativa nas artes plásticas”, diz o estudo.
Celebes se tornou um lugar ‘hypado’ nos últimos anos devido a descobertas de pinturas rupestres. A anterior pintura mais antiga do mundo, com 44 mil anos, também foi descoberta em uma caverna dessa ilha indonésia.
Além disso, os cientistas que descobriram a atual pintura mais velha utilizaram um novo método de análise e apontaram que data da anterior pintura mais antiga é de 48 mil anos.